Header Ads

Site

NOSSA HISTÓRIA

House Hogwarts | Domingo, 18 de fevereiro de 2018


A House Hogwarts nasceu virtualmente no dia 8 de dezembro de 2001, no último dia de exibição de "Harry Potter e a Pedra Filosofal" no Cinema São Luiz, em Recife. Após sair da sala de cinema, os fundadores João Allex e Adam Felipe, dedicaram todo o seu tempo livre para a criação e manutenção de um grupo na comunidade Grupo AOL, onde os participantes convidados podiam se dispor em salas de bate-papo, com diversas atividades, incluindo aulas ministradas por alguns dos membros. A limitação desta plataforma online, ainda sem muitas funcionalidades não facilitava a dinamicidade dos encontros de fãs, que se mantinham ali com o único propósito de discutir sobre a série e o futuro dela. Foi assim que aos poucos a primeira versão do nosso website e fórum foi saindo do papel e ganhando forma.

Assim House Hogwarts permaneceu no campo virtual até o ano de 2004, quando na estreia de "Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban" nos cinemas, os fundadores já citados anteriormente, conheceram a nossa co-founder Daniela Pena, responsável por viabilizar a chegada da House Hogwarts no mundo real.

Começou-se então a reformulação da identidade que o fã-clube já carregava, e pensou-se em acrescentar a realização de eventos presenciais. Não demorou muito e a busca por contatos em livrarias foi iniciada. Criado os primeiros laços com os parceiros, já podia-se tirar uma parte do clube do virtual e viabilizar os primeiros eventos.


Nos pareceu óbvio que isso não poderia ser feito de qualquer maneira, era necessário a criação de uma agenda permanente de eventos, onde o fã-clube pudesse ser reconhecido em Recife como um grupo que falava sobre o Mundo Mágico de J.K. Rowling e que promovia esse espaço cultural para as pessoas.

Era de nosso conhecimento que a inclusão digital à época era um tanto restrita, e nem todos tinham internet, principalmente aqueles que tampouco tinham acesso aos livros ou como comprá-los. Outra consequência advinda disso era que esses jovens e até mesmo adultos, já imersos no mundo criado por Rowling, sequer tinham um espaço para conversa ou encontrar pessoas com tais afinidades. Foi importante pensarmos dessa forma porque pôde-se dar esta oportunidade as pessoas de ir aos encontros e compartilhar bons momentos.

Nesta mesma época, Daniela Pena pleiteava sua entrada numa universidade para cursar letras, mas já trabalhava com um programa de formação de leitores no seu local de trabalho, mais tarde João Allex também entraria para o curso de letras, o que permitiu a criação de uma estrategia de contribuição com a formação de leitores, mesmo que esta ideia não tenha sido a "ideia inicial". A forma que as pessoas se comportavam nos eventos, e nas conversas após os mesmos; as experiências que elas traziam e que muitas vezes poderiam ter sido compartilhadas em seus espaços socioeducativos - como escolas e bibliotecas públicas do bairro - não ocorriam, então os encontros serviam para isso: uma grande troca de ideias e experiências.

É notório afirmar que em todos esses anos, houveram encontros magníficos, momentos que jamais podem ser esquecidos; momentos que fazem parte de nossa história, e que nos tocaram de alguma maneira. Passamos de "o fã-clube" e o "fã site", para o ponto de apoio e o encontro de amigos de diversos leitores.


Os debates sempre acalorados dos eventos, visam justamente este perfil de dar a oportunidade de fala, pois sempre pensamos nos encontros como um evento muito compartilhado, sem essa de mediador e público.

Os eventos e a manutenção do website seguiram suas agendas até o grande hiato proposto pela autora J.K. Rowling, que teve início em 2007 e terminou em 2016 com o lançamento do roteiro da peça "Harry Potter e a Criança Amaldiçoada" e do roteiro de "Animais Fantásticos e Onde Habitam". Diante destas ótimas notícias, decidimos reativar o site, e o circuito de eventos.

Visite a House Hogwarts sempre que quiser, afinal, Hogwarts ajuda aqueles que precisam.


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.