Header Ads

Guia Potter para Bruxos Iniciantes | Comensais da Morte


Todos conhecemos (e tememos) o sinistro símbolo do crânio esverdeado com a língua em formato de serpente bem como o terror que ela representa. A primeira vez que ela surgiu na série Harry Potter foi quando tomou conta do céu noturno durante o ataque na Copa Mundial de Quadribol no quarto livro da série. Os Comensais da Morte dessa forma anunciaram o seu retorno depois de vários anos escondidos e sem um líder.

Qualquer fã sabe quem são os Comensais da Morte: o decadente grupo de bruxos das trevas seguidores de Lord Voldemort que espalharam o medo na comunidade mágica nos dias que precederam o primeiro livro. Um verdadeiro período de horror governado pelas sombras.

Sirius explica para Harry como era a vida naquela época. Todas as semanas surgiam novas notícias de desaparecimentos, mortes e torturas. Metade das vítima eram trouxas sem ao menos saber por que estavam sofrendo. Além de espalhar o terror, Voldemort ainda fazia com que o segredo da existência de todo o mundo bruxo pudesse ser descoberto a qualquer momento. A icônica cena de Voldemort saindo do caldeirão no fim de "Harry Potter e o Cálice de Fogo" anunciava que esse passado tão obscuro iria recomeçar. Embora poderoso, nem Voldemort pode fazer tudo sozinho, ficando todo o trabalho sujo a cargo dos Comensais.

Fazendo jus ao título e ao símbolo mórbido do grupo, os Comensais comumente usavam capas negras e máscaras lúgubres para cobrir seus rostos. Facilmente podemos deduzir que os Comensais seguiam a mesma cartilha que os Siths e os Nazgûls chamada "maneiras de se vestir quando você é do mal".


Apenas o círculo íntimo de Comensais da Morte possuíam a Marca Negra em seus antebraços esquerdos. Quando Voldemort tocava qualquer uma destas marcas com sua varinha, todos os outros Comensais da Morte sentiam o chamado de seu mestre, permitindo-lhes aparatar ao seu lado como leais cães treinados.

Segundo algumas informações adicionais não presente nos livros descobrimos que os Comensais da Morte já tiveram um outro nome anteriormente. Em tempos antigos eles eram chamados de Cavaleiros de Walpurgis. De acordo com o folclore alemão, esse é o nome dado à noite de 30 de abril, quando dizem que as bruxas se encontram (muito sugestivo não?). Uma das teorias diz que os Cavaleiros teriam sido reunidos por Salazar Slytherin, cujas iniciais, SS, lembram os nazistas. Inclusive, podemos traçar vários paralelos entre os Comensais e os nazistas. Os primeiros defendem a supremacia dos bruxos de puro sangue, mas não estão isentos de sangue trouxa, já que praticamente não existem linhagens onde não tenha havido mistura entre bruxos e não-bruxos. A hipocrisia é bem parecida com a vivida pelos nazistas. A tal raça pura que defendem e afirmam pertencer simplesmente não existe.

Eu queria que Harry deixasse nosso mundo e encontrasse exatamente os mesmos problemas no mundo bruxo. Então existe a intenção de criar uma hierarquia, existe intolerância, e existe uma noção de pureza, que é uma grande falácia, mas acaba se espalhando por todo o mundo. As pessoas gostam de se acharem superiores às outras e isso significa que, se elas não puderem ter orgulho de nada em suas vidas, podem ter orgulho dessa dita pureza que possuem. Então sim, é paralelo ao nazismo. - J.K. Rowling

Através de personagens como Voldemort e Grindelwald, a autora mostra que as questões que surgiram durante a Segunda Guerra Mundial não se limitaram ao mundo real. Ela mostra que elas são atemporais, universais e relevantes até mesmo no mundo mágico.

Voltando ao assunto, depois do fundador da Sonserina, os Cavaleiros teriam sido seguidores de Grindenwald e, mais tarde, seus sucessores teriam trocados seus nomes para Comensais da Morte. O interessante nessa teoria, além de preocupante, é que ela mostra que a destruição de Voldemort não fará seus seguidores desaparecerem, somente ficarão por aí esperando um novo líder tão ou mais maluco que o anterior.

Morsmorde, o feitiço usado para convocar a nada simpática Marca da Morte significa "morda um pedaço da morte" em francês. O suficiente para todo mundo saber que se eles estiverem por perto, você deverá ir para qualquer outro lugar imediatamente.

Entre os membros mais famosos podemos citar Severo "Always" Snape, a louca adorável Bellatrix Lestrange, seu marido Rodolfo e seu cunhado Rabastan (e você achando que a sua família tinha problemas), Antônio Dolohov (o maldito ser que assassinou Lupin), Augusto Rookwood (espião que passava à Voldemort informações úteis de dentro do ministério), o tagarela Igor Karkaroff, os malignos irmãos Aleto e Amico Carrow, Bartolomeu Crouch Jr. (também conhecido como o carinha de Doctor Who), Walden McNair (quase matou o Bicuço) e o extravagante e de nariz empinado Lúcio Malfoy, assim como seu filho, Draco.

Podemos também notar que ser um Comensal da Morte pode ser uma espécie de "herança" de família, como por exemplo Draco sendo pressionado a seguir os passos do próprio pai, ou Régulo Black, que embora tivesse pretensões de se aliar ao grupo desde muito novo, acabou por se desiludir com o que achava ser um grupo de bruxos poderosos. Também não preciso comentar que a grande maioria dos Comensais pertenciam a casa da Sonserina (parte quase obrigatória no currículo de um bruxo das trevas inglês) sendo o Pedro Pettigrew uma das poucas exceções.



Nenhum comentário

Eu juro solenemente não fazer nada de bom.

Tecnologia do Blogger.