Header Ads

Simbolismo & Mitologia | O Segredo das Flores


A linguagem das flores, também conhecida como floriografia, foi um meio de comunicação inglesa da era vitoriana na qual o envio de flores e arranjos florais eram usados para enviar mensagens codificadas, permitindo que indivíduos expressassem sentimentos que, de outra forma, não poderiam ser ditos, e Rowling demonstra ser uma grande conhecedora dessa forma de comunicação, sendo que alguns de seus personagens receberam nomes de flores como uma maneira de melhor representar suas próprias personalidades. Vamos conhecer algumas delas.

🌹 As irmãs Evans

Lílian e Petúnia não tinham uma relação tão próxima assim, um conflito motivado principalmente pelo grande ciúme que Petúnia sentia por sua irmã (para ser justo, eu também sentiria). Não é pra menos que a petúnia é uma flor que simboliza a raiva, a frustração, o ressentimento e a inveja. Petúnia começou a odiar sua irmã desde que ela descobriu ser uma bruxa, ou até mesmo antes disso, detestando também qualquer coisa relacionada à magia, ódio esse que não mudou com a chegada de Harry em sua casa. Todos esses sentimentos acabaram sendo transmitidos para o garoto, já que em seu coração ela simplesmente não conseguia se livrar desse ciúme infantil. Petúnia odiava não ser especial, e embora não fosse mais uma criança, as raízes desses ressentimentos tão profundos permaneceriam.

Lílian, por outro lado, sofre da síndrome de "mãe santa do protagonista". Ela é praticamente perfeita em todos os aspectos. Sempre descrita como uma mulher amável e uma mãe carinhosa. Você nunca ouvirá qualquer boato de que a garota faltava aula para dar umas voltas em cima da vassoura de algum moleque atrás do castelo. Nunca. Lílian se sacrificou para salvar a vida de seu único filho. Seu nome em inglês é Lily, que significa lírio, uma flor que simboliza a pureza, a beleza e a inocência. Além disso, os lírios eram símbolos da antiga realeza francesa, representando a nobreza e a majestade. Como sabemos, Lílian não veio de uma família rica e nasceu de pais trouxas, podemos presumir então que essa tal nobreza se refere na verdade ao seu bom coração e não ao seu sangue. Além disso, na cultura chinesa os lírios são usados para representar as mães. Acho que não preciso dizer mais nada né?

🌹Narcisa Malfoy

Por falar em mães super protetoras, a Sra. Malfoy, pelo menos à primeira vista, parece ser uma mulher muito elegante e esnobe, mais preocupada com as aparências do que com a reputação da própria família. Dá uma grande importância ao seu sangue puro e as suas origens nobres como um membro da família dos Black.

Segunda a mitologia grega, Narciso era um jovem extremamente belo que, devido a sua personalidade egoísta, foi condenado pelos deuses a se apaixonar pelo seu próprio reflexo nas águas de um lago, lugar esse onde o rapaz morreu admirando a si mesmo, se transformando assim em uma flor. Como não poderia deixar de ser, a flor narciso simboliza a arrogância e o egoísmo.

🌹 Lilá Brown

A tradução ao pé da letra de seu nome em inglês, Lavander Brown, seria Lavanda Marrom, o nome de duas cores. Entretanto lavanda também é o nome de uma flor que, entre outras coisas, pode representar o amor e a devoção. Em "O Enigma do Príncipe", Lilá desperta um amor superficial e quase obsessivo por Rony, um sentimento adolescente não muito duradouro pelo visto. Isso não quer dizer que a garota beijoqueira não possa amar de verdade. Lilá ama verdadeiramente sua família, sem falar na grande tristeza que a menina sentiu quando descobriu que seu coelhinho de estimação morreu. Em alguns casos, a lavanda também pode representar a desconfiança, algo que se encaixa muito bem quando vemos o grande ciúme que Lilá possuía pelo fato da Hermione ser uma amiga tão próxima de Rony.

Uma curiosidade é que o nome "Lavander Brown" é um anagrama de "Brand New Lover" (nova marca de amante).

🌹 Pansy Parkinson

Pansy em português significa amor-perfeito e, como seu nome já indica, é outra flor que representa o amor, o que é irônico já que a garota é uma das alunas da Sonserina que costumava praticar bullying com a Hermione e portanto não parece ter uma personalidade lá muito romântica, embora mais tarde na série descobrimos que a menina nutria um amor secreto por Draco.

🌹 Madame Papoula Pomfrey (Poppy no original)

A papoula é uma flor vermelha que por muito tempo foi utilizada no combate a males comuns como a diarréia, a asma, a bronquite, a disenteria, a insônia, a tosse e etc. Entretanto, devido ao abuso do ópio, uma droga feita a partir dessa flor, sua utilização acabou sendo restringida. Polêmicas a parte, acho que esse nome combina perfeitamente com a enfermeira de Hogwarts, a mulher responsável por cuidar da saúde dos alunos.

🌹 Fleur Delacour

Fleur significa flor em francês, e embora seu nome não represente uma flor específica, provavelmente simboliza a delicadeza, a beleza e a feminilidade da personagem. Uma garota inicialmente frágil que, durante a série, "desabrocha" e revela sua verdadeira coragem e força.

🌹 Padma Patil

E por último uma das irmãs Patil, Padma Patil, que possui um nome de origem indiana e em sânscrito significa lótus. No oriente a flor de lótus significa pureza espiritual, do corpo e da mente. É simbolicamente associada à figura de Buda e aos seus ensinamentos.

Nas religiões asiáticas, a maior parte das divindades costumam surgir sentadas sobre uma flor de lótus durante o ato de meditação.


Nenhum comentário

Eu juro solenemente não fazer nada de bom.

Tecnologia do Blogger.