Header Ads

Simbolismo & Mitologia | Gerardo Grindelwald


Grindelwald é conhecido no mundo dos bruxos como um dos mais terríveis feiticeiros das trevas de toda a história da magia. Aterrorizou a Europa algumas década antes de Harry nascer até ser detido pelo próprio Dumbledore, seu antigo amigo. Após sua derrota, permaneceu preso até ser assassinado no sétimo livro por Voldemort em sua cela.

Gellert, seu nome original, é a versão húngara de Gerard, que vem do alemão "ger" e significa "lança" ou "bravo". Gerardo Sagredo foi um bispo, sacerdote e missionário italiano que trabalhou na Hungria. Segundo sua lenda, Gerardo teria sido colocado em uma carruagem de duas rodas, levado ao topo de um morro e lançado ladeira abaixo. Estando ainda vivo, foi espancado até a morte. Outros relatos diziam que ele teria sido colocado em um barril cheio de pregos e novamente empurrado do mesmo morro. Morro esse que ganhou o nome de Gellért Hill e se localiza perto do rio Danúbio, em Budapeste.

Vale também notar que a palavra Gellert é muito parecida com Gelert, nome de um cão lendário do País de Gales. De acordo com a mitologia local, Gelert era o fiel companheiro do príncipe Llewelyn. O suposto túmulo do tal cachorro está localizado em Beddgelert (significa, literalmente, "túmulo de Gelert'), Gwynedd, e sua lenda é bastante popular na região.

Grindel significa "parafuso" em anglo-saxão e, como já disse anteriormente, é um nome similar ao do monstruoso Grendel, criatura derrotada pelo herói escandinavo Beowulf de forma semelhante ao que ocorreu na batalha entre Grindelwald e Dumbledore. Wald significa "floresta" em alemão. As palavras grindel ou grendel apareceram nas primeiras versões de várias línguas germânicas, incluindo o inglês. Grindan significa "para moer" e "destruidor" em anglo-saxão. Em inglês médio, grindel significa "zangado". Em norueguês antigo, grindill significava "tempestade" bem como "berrar", produzir um grito alto, assustador.

Grindelwald é também o nome de um lugar na Suíça onde Richard Wagner vivia. Wagner era um maestro, compositor, diretor de teatro e ensaista alemão cujas obras são famosas em todo o mundo. Provavelmente você já deve ter ouvido uma de suas músicas em algum lugar, embora não soubesse que se tratava de uma composição desse autor. Hitler era conhecido por ser um grande fã das operas de Wagner.

Existem inclusive várias semelhanças entre Grindelwald e Hitler. Pra começar, Grindelwald foi derrotado em 1945, o mesmo ano em que Hitler morreu.

Grindelwald acreditava que os bruxos deveriam se revelar para a comunidade trouxa e "guiá-los" na direção correta, com Grindelwald no comando é claro, sempre justificando suas próprias atitudes com a expressão “pelo bem maior”, de forma parecida aos slogans nazistas usados durante a Segunda Guerra Mundial. Grindelwald adotou um antigo símbolo para a sua causa (o símbolo das Relíquias da Morte nesse caso), tal como os nazistas adotaram a cruz suástica, também um símbolo com raízes históricas antigas.

Outra semelhança é que a prisão construída por Grindelwald, chamada Nurmengard, tem um nome bem parecido com a da cidade de Nurembergue, onde os julgamentos de guerra dos ex-nazistas foram realizados. O julgamento durou quase um ano e condenou vários oficiais por crimes de guerra e crimes contra a humanidade. O fato de Nurmengard ter sido uma prisão tanto para os opositores de Grindelwald quanto para o próprio Grindelwald pode ser uma referência ao papel que Nurembergue na Segunda Guerra Mundial. A inscrição "Para um Bem Maior" em Nurmengard pode ser relacionada às placas que ostentavam "Arbeit Macht Frei" ("O Trabalho Liberta", em alemão) na entrada do campo de concentração de Auschwitz.


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.