Header Ads

VARINHAS: um guia definitivo - parte 3.


A seguinte descrição dos poderes e propriedades mágicas de vários tipos de madeiras e núcleos  para varinhas foi retirada das anotações feitas, ao longo da extensa carreira do Sr. Garrick Olivaras, considerado o melhor fabricante de varinhas do mundo.

Como veremos, o Sr. Olivaras acredita que a madeira da varinha tem poderes quase humanos de percepção e preferência. O Sr. Olivaras inicia suas anotações sobre madeiras para varinhas da seguinte forma:

Cada varinha é única, e para isso, ela depende das características particulares da árvore e da criatura da qual seu material é derivado. Mais ainda, cada varinha, a partir do momento em que encontra seu dono ideal, começará a ensinar e a aprender com seu parceiro humano. Para isso, as anotações a seguir dever ser vistas como informações gerais sobre cada tipo de madeira com os quais eu prefiro trabalhar, e não como uma descrição de uma varinha individualmente. Apenas uma minoria de árvores produz madeira de qualidade para a confecção de varinhas (assim como apenas uma minoria de humanos podem fazer mágica). Foram necessários anos de experiência para poder saber quais tem essa capacidade, embora o trabalho seja melhor feito quando se encontra um ninho de tronquilho nos galhos, pois estes nunca habitariam em árvores mundanas. As seguintes informações sobre os vários tipos de madeiras para varinhas deve ser visto como uma introdução a esse estudo que dura uma vida toda, e eu inclusive continuo a aprender com cada varinha que faço.

Abaixo, estão listadas a terceira parte das madeiras mágicas utilizadas pelo Senhor Olivaras, organizadas pelo nome traduzido, e o nome em inglês entre parênteses. Ao final pode-se acompanhar a lista de núcleos.

✦ Pinheiro (Pine)
 As varinhas de pinheiro sempre escolhem donos independentes e individualistas, que talvez sejam conhecidos como solitários, intrigantes e, talvez, misteriosos. Varinhas de pinheiro gostam de ser usadas com criatividade, e diferentemente de outras, não protestam ao uso de novos métodos e feitiços. Muitos fabricantes de varinhas insistem que varinhas de pinheiro detectam, e tem melhores performances com, pessoas destinadas a uma longa vida, e eu posso confirmar que nunca conheci um dono de varinha de pinheiro que tenha morrido jovem. A varinha de pinheiro é uma das que mais sensíveis a feitiços não verbais.

✦ Sorveira (Rowan)
 A madeira da sorveira sempre foi uma das melhores para se fabricar varinhas, por ser mais protetora que outras, e em minha experiência, produz todos os tipos de feitiços defensivos especialmente fortes e difíceis de quebrar. É comumente dito que nenhum bruxo das trevas nunca possuiu uma varinha de sorveira, e eu não me lembro de uma única vez em que as minhas varinhas de sorveira tenham feito algum mal no mundo. Varinhas de sorveira são ideais para os de mente aberta e puros de coração, mas essa reputação virtuosa não deve enganar a todos – nos duelos, essas varinhas estão ao lado dos melhores, e frequentemente prevalecem sobre as outras.

✦ Teixo (Yew)
 Varinhas de teixo estão entre os tipos mais raros, e seus parceiros ideais são também incomuns, e ocasionalmente notórios. A varinha de teixo tem a fama de dar ao seu possuidor o poder sobre a vida e a morte, o que deve-se dizer, é claro, sobre todas as varinhas; ainda assim, as varinhas de teixo possuem uma reputação mais sombria e assustadora, por serem boas com maldições e duelos. Contudo, é incorreto dizer (e os que não entendem de varinhas costumam dizê-lo), que os que usam varinhas de teixo são mais atraídos pelas Artes das Trevas do que os outros. Um bruxo ou bruxa que se adeque a uma varinha de teixo prova ser um feroz protetor aos outros. Varinhas feitas de árvores mais velhas já foram encontradas com heróis tanto quanto com vilões. Onde há bruxos enterrados com varinhas de teixo, elas geralmente brotam em forma de árvores para proteger o seu túmulo. O que é certo, na minha experiência, é que a varinha de teixo nunca escolhe um dono tímido ou medíocre.

✦ Sabugueiro (Elder)
 A mais rara madeira de todas, e conhecida por ser profundamente azarada, a varinha de sabugueiro é a mais difícil de dominar do que qualquer outra. Ela contém uma magia muito poderosa, mas teima em não obedecer a qualquer um que não seja seu dono superior. É preciso ser um bruxo memorável para manter-se com uma varinha de sabugueiro por muito tempo. A antiga superstição “varinha de sabugueiro, azar o ano inteiro” tem base somente no medo da própria varinha, mas isso não tem nenhum fundamento, e os tolos fabricantes de varinhas que se recusam a trabalhar com o sabugueiro o fazem mais por duvidar que poderão vender esse produto, que por medo de trabalhar com essa madeira. A verdade é que somente pessoas extremamente incomuns vão se dar bem com varinhas de sabugueiro, mas nas raras ocasiões em que isso acontece, eu sei que o bruxo ou bruxa em questão tem um destino muito especial. Um fato adicional que eu percebi durante meus longos anos de estudo é que os que possuem varinhas de sabugueiro quase sempre tem poderosa afinidade por aqueles que tem varinhas de romeira.

✦ Salgueiro (Willow)
 Varinhas de salgueiro possuem um incomum dom para cura, e eu percebo que o dono ideal para essa varinha geralmente tem uma certa (normalmente injustificável) insegurança, embora eles tentem escondê-la. Enquanto muitos clientes confiantes insistem em testar varinhas de salgueiro (atraídos por sua beleza e merecida reputação de ser boa com mágica não-verbal avançada), minhas varinhas de salgueiro constantemente escolhem aqueles que tem grande potencial, em vez daqueles que acham que pouco lhes resta a aprender. Sempre houve um provérbio em minha família que diz “Aqueles que tem longos caminhos a percorrer vão mais rápido com varinhas de salgueiro.”

✦ Videira (Vine)
 Os druidas consideram qualquer coisa com caule lenhoso uma árvore, e a madeira da videira faz varinhas tão especiais que eu fico feliz em continuar com a tradição ancestral deles. Varinhas de videira são um dos tipos mais incomuns, e eu fiquei intrigado ao notar que seus donos são os bruxos ou bruxas que geralmente procuram os melhores objetivos, que tem uma visão além do normal e que frequentemente surpreendem aqueles pensam que os conhecem melhor. Varinhas de videira parecem ser fortemente atraídas por pessoas de personalidade misteriosa, e eu as acho mais sensíveis que qualquer outra na hora de procurar um possível par. Fontes confiáveis acreditam que essas varinhas podem emitir efeitos mágicos apenas com a mera entrada de um dono adequado na mesma sala que elas, e eu já presenciei esse fenômeno duas vezes em minha loja.


As seguintes observações sobre os três principais núcleos para varinhas usados pelo Sr. Garrick Olivaras foram retiradas de suas próprias anotações.

No começo da minha carreira, enquanto eu assistia o meu pai, que também era um fabricante de varinhas, lutando com materiais subpadronizados para núcleo de varinhas, como cabelo de Cavalo-do-Lago, eu concebi uma ambição de descobrir os melhores núcleos e trabalhar apenas com eles quando chegasse minha hora de assumir o negócio da família. Foi isso que eu fiz. Depois de muita pesquisa e experimentação, eu concluí que apenas três substâncias são capazes de produzir varinhas de qualidade suficiente para quais eu fico feliz em atribuir o ilustre nome Olivaras: pelo de unicórnio, fibra de coração de dragão e pena de fênix. Cada um desses materiais caros e raros têm sua propriedade mágica distinta. A seguir, represento um pequeno sumário de minhas pesquisas de cada um dos Núcleos Supremos. Os leitores devem ter em mente que cada varinha é composta de um corpo de madeira, seu núcleo e a experiência e natureza de seu dono. As tendências de cada uma devem contrabalançar ou superar a da outra; então esta é apenas uma visão geral de um assunto muito complexo.

✦ UNICÓRNIO
 O pelo de unicórnio costuma produzir um tipo mais consistente de mágica, que é menos sujeita a oscilações e bloqueios. Varinhas com núcleo de unicórnio geralmente são mais difíceis de utilizar para Artes das Trevas. São as varinhas mais confiáveis, e costumam manter uma forte ligação com seu primeiro dono, independentemente dele ou dela terem sido uma bruxo ou bruxa talentosos. As desvantagens do pelo de unicórnio é que eles não fazem varinhas muito poderosas (embora a madeira possa compensar isso), e são propensos a certa melancolia caso sejam seriamente maltratadas, o que significa que o pelo de unicórnio pode “morrer” e precisar ser trocado.

 Nota: alguns personagens notáveis que foram portadores de varinhas com núcleo de Pelo de Unicórnio incluem Cedrico Diggory, Neville Longbottom (segunda varinha), Remo Lupin, Draco Malfoy, Quirinus Quirrell, Carlinhos Weasley (primeira varinha), Rony Weasley (primeira e segunda varinhas).

✦ DRAGÃO
 Como uma regra, fibra de coração de dragão produz as varinhas mais poderosas, e que são capazes de fazer os feitiços mais elaborados. Varinhas de dragão tendem a aprender mais rápido do que as feitas de outros tipos. Uma vez que tenha sido tomada de seu mestre, ela cria um forte vínculo de fidelidade com seu dono atual. As varinhas de dragão são melhores com Artes das trevas, embora ela não vá mudar por vontade própria. Esse também é, dos três núcleos, o mais inclinado a acidentes, sendo um pouco temperamental.

 Nota: alguns personagens notáveis que portaram varinhas com núcleo de Fibra de Coração de Dragão incluem Belatriz Lestrange, Gilderoy Lockhart, Lúcio Malfoy, Garrick Olivaras, Minerva McGonagall e Hermione Granger.

✦ FÊNIX
 Esse é o mais raro dos núcleos. Penas de fênix são capazes de fazer uma grande variedade de feitiços, embora ela leve um tempo maior que as de dragão ou unicórnio para revelar isso. Elas mostram mais iniciativa, às vezes agindo por vontade própria, uma qualidade que muitos bruxos e bruxas não apreciam. Varinhas de pena de fênix são as mais críticas se tratando de futuros donos, e as criaturas que elas escolhem são as mais independentes e destacadas do mundo. Essas varinhas são as mais difíceis de se personalizar, e sua fidelidade geralmente é algo difícil de se conquistar.

 Nota: personagens notáveis que foram portadores de varinhas com núcleo de Penas de Fênix incluem Celestina Warbeck, Silvano Kettleburn, Lorde Voldemort e Harry Potter.



▸ VARINHAS: um guia definitivo - parte 1
▸ VARINHAS: um guia definitivo - parte 2


Nenhum comentário

Eu juro solenemente não fazer nada de bom.

Tecnologia do Blogger.