Header Ads

VARINHAS: um guia definitivo - parte 2.


A seguinte descrição dos poderes e propriedades mágicas de vários tipos de madeiras e núcleos  para varinhas foi retirada das anotações feitas, ao longo da extensa carreira do Sr. Garrick Olivaras, considerado o melhor fabricante de varinhas do mundo.

Como veremos, o Sr. Olivaras acredita que a madeira da varinha tem poderes quase humanos de percepção e preferência. O Sr. Olivaras inicia suas anotações sobre madeiras para varinhas da seguinte forma:

Cada varinha é única, e para isso, ela depende das características particulares da árvore e da criatura da qual seu material é derivado. Mais ainda, cada varinha, a partir do momento em que encontra seu dono ideal, começará a ensinar e a aprender com seu parceiro humano. Para isso, as anotações a seguir dever ser vistas como informações gerais sobre cada tipo de madeira com os quais eu prefiro trabalhar, e não como uma descrição de uma varinha individualmente. Apenas uma minoria de árvores produz madeira de qualidade para a confecção de varinhas (assim como apenas uma minoria de humanos podem fazer mágica). Foram necessários anos de experiência para poder saber quais tem essa capacidade, embora o trabalho seja melhor feito quando se encontra um ninho de tronquilho nos galhos, pois estes nunca habitariam em árvores mundanas. As seguintes informações sobre os vários tipos de madeiras para varinhas deve ser visto como uma introdução a esse estudo que dura uma vida toda, e eu inclusive continuo a aprender com cada varinha que faço.

Abaixo, estão listadas a segunda parte das madeiras mágicas utilizadas pelo Senhor Olivaras, organizadas pelo nome traduzido, e o nome em inglês entre parênteses:

✦  Ébano (Ebony)
▸ Essa madeira muito escura tem uma aparência e reputação impressionantes, sendo altamente adequadas a donos em mágicas de combate e transfiguração. O ébano fica mais feliz nas mãos daqueles que tem coragem de ser eles mesmos. Frequentemente não conformista, altamente individuais e confortáveis com o título de “esquisito”, os donos das varinhas de ébano são muito encontradas entre os membros da Ordem da Fênix e Comensais da Morte. Na minha experiência, o ébano combina perfeitamente com aqueles que se apegam muito às suas crenças, não se importando com a pressão dos outros, e não são facilmente demovidos de seus propósitos.

✦  Espinheiro-Branco (Hawthorn)
▸ O fabricante de varinhas Gregorovitch escreveu que as varinhas de espinheiro-branco “são estranhas e controversas, tão cheias de paradoxos quantos as árvores que as originam, que dão flores com propriedades curativas, ainda que seus ramos tenham cheiro de morte”. Embora eu discorde de muitas das conclusões de Gregorovitch, nós concordamos em relação as varinhas de espinheiro-branco, que tem uma natureza muito complexa e intrigante, assim como aqueles que são escolhidos por elas. Varinhas de espinheiro-branco funcionam bem com magia curativa, mas também são hábeis em maldições, e eu percebi que a varinha de espinheiro-branco se sente mais à vontade com alguém de natureza conflituosa, ou com um bruxo ou bruxa que esteja passando por um período conturbado. Varinhas de espinheiro-branco não são fáceis de dominar, portanto eu só consideraria dar uma varinha dessas nas mãos de um bruxo ou bruxa de provado talento, do contrário as consequências podem ser desastrosas. Varinhas de espinheiro-branco tem uma peculiaridade notável: seus feitiços, quando mal conjurados, podem voltar.

✦  Espinheiro-Negro (Blackthorn)
▸ O espinheiro-negro é uma madeira muito incomum na fabricação de varinhas, e tem a reputação, a meu ver, de ser uma varinha para guerreiros. Isso não significa que seu dono, necessariamente, pratique Artes das Trevas (embora seja inegável que aqueles que o fazem gostam do prodigioso poder dessa varinha); pode-se achar varinhas de espinheiro-negro tanto entre os aurores quanto entre os prisioneiros de Azkaban. Uma característica curiosa do tronco do espinheiro-negro, que tem espinhos, é que ele produz as amoras mais gostosas depois das tempestades mais difíceis, e as varinhas feitas dessa madeira parecem precisar passar por um grande perigo ou dificuldade para se tornarem verdadeiramente fiéis. Depois disso, a varinha de espinheiro-negro se torna a companheira mais fiel e leal que qualquer um poderia querer.

✦  Faia (Beech)
▸ O dono perfeito para uma varinha de faia será, se jovem, muito mais sábio que os outros da sua idade, e se adulto, rico em entendimento e experiência. Varinhas de faia são muito fracas quando usadas por pessoas pobres de espírito ou intolerantes. Muitos bruxos e bruxas que adquiriram varinhas de faia sem ter sido escolhidos por elas (cobiçando essa madeira tão desejada, rica e valorizada), e muitas vezes aparecem na casa de fabricantes de varinhas experientes como eu mesmo, procurando saber porque as suas varinhas tão vistosas estão falhando. Quando adequadamente escolhidas, a varinha de faia é capaz de uma sutileza e maestria raramente encontradas em varinhas de outras madeiras, daí sua brilhante reputação.

✦  Figueira (Sycamore)
▸ A madeira da figueira cria varinhas curiosas, sedentas por novas experiências e que perdem seu brilho quando sujeitas às atividades mundanas. Um truque dessas varinhas tão bonitas é que entram em combustão quando obrigadas a fazer coisas “chatas”, e muitos dos bruxos e bruxas, ao chegarem a meia idade, se assustam ao ver suas confiáveis varinhas explodirem em chamas em suas mãos ao pedir que elas tragam seus chinelos. Como pode ser deduzido, o dono ideal das varinhas de figueira é curioso, vital e aventureiro, e quando encontra um dono assim, demonstra uma capacidade de aprender e se adaptar que lhe confere um lugar de direito entre as madeiras de mais alto valor no mundo.

✦  Freixo (Ash)
▸ A varinha de freixo tendem a obedecer ao seu único mestre e não deve ser passada ou presenteada a alguém, pois perderá poderes e habilidades. Essa tendência é ainda maior se o núcleo for de unicórnio. Antigas superstições contam que essas varinhas raramente toleram exames detalhados, mas eu acho que o velho ditado envolvendo as varinhas da romeira, castanheira, freixo e aveleira (romeira fofoqueira, castanheira zangada, freixo teimoso e aveleira choradeira) tenha um fundo de verdade. Os bruxos e bruxas que se adequam melhor a varinhas de freixo não são, pela minha experiência, facilmente removidos de suas crenças e propósitos. Contudo, o bruxo ou bruxa prepotente ou autoconfiante demais que insistir em experimentar varinhas dessa prestigiosa madeira, vai ficar desapontado com os resultados. Seu dono ideal pode ser teimoso, e certamente será corajoso, mas nunca rude ou arrogante.

✦  Lariço (Larch)
▸ Forte, duradoura e de cor quente, o lariço tem sido uma madeira atraente e poderosa. Sua reputação de instigar coragem e confiança no usuário tem assegurado que a procura sempre superou a oferta. Essa varinha muito procurada, entretanto, é difícil de agradar no que diz respeito ao dono ideal. E muito mais difíceis de lidar do que muitos imaginam. Eu acho que essa madeira sempre cria varinhas de talentos ocultos e efeitos inesperados, o que talvez descreva o mestre que a mereça. É comum o caso de um bruxo ou bruxa que é escolhido por uma varinha de lariço ainda não ter percebido seu potencial de talentos até se deparar com ela, mas aí então eles formarão um par excepcional.

 Lima-Prata (Silver lime)
▸ Essa incomum e altamente atrativa madeira de varinha esteve em alta por volta do século XIX. A demanda superava a oferta, e inescrupulosos fabricantes de varinhas tingiam outras madeiras na tentativa de levar compradores a crença de que compravam lima-prata. O motivo para tanto desejo nessa varinha não vem apenas de sua aparência exótica e bela, mas também porque tem fama de se saírem melhor em vidência e legilimência, ambas artes misteriosas, que davam ao portador de uma varinha de lima-prata um status considerável. Quando a procura estava em alta, o fabricante de varinhas Arthur Cephalopos declarou que a associação entre a lima-prata e a clarevidência era “uma mentira espalhada por mercadores como Gerbald Olivaras (meu próprio avô) que tinham entupido suas lojas com varinhas de lima-prata esperando aumentar suas vendas” mas Cephalopos era um fabricante de varinhas desleixado e ignorante, assim, vidente ou não, ninguém ficou surpreso quando ele faliu.

✦  Loureiro (Laurel)
▸ Diz-se que as varinhas de loureiro não são capazes de cometer atos desonrosos, embora em sua busca por glória (uma coisa muito comum entre aqueles que elas escolhem), eu conheci varinhas de loureiro que fazem magias muito poderosas e às vezes letais. Varinhas de loureiro por vezes são consideradas instáveis, mas isso não é verdade. A varinha de loureiro parece não tolerar preguiça de seu portador, e em tais condições, mais propensa a mudar sua lealdade. Por outro lado, ela se ligará mais facilmente ao seu primeiro mestre, e pode soltar espontaneamente algumas faíscas se outro bruxo ou bruxa tentar roubá-la.

✦  Macieira (Apple)
▸ Varinhas de macieira não são fabricadas em grande escala. Elas são melhores e mais poderosas com donos que tenham muitas ambições e ideais a realizar, e essa madeira não vai bem com Artes das Trevas. É dito que o possuidor de uma varinha de macieira será muito amado e terá uma vida bem vivida, e eu notei que os clientes de ótima personalidade e charme encontram seu par perfeito em varinhas de macieira. Uma habilidade incomum de conversar com outras criaturas mágicas nas suas línguas nativas geralmente é encontrada em possuidores de varinhas de macieira, o que inclui o célebre autor do livro Sereianos: Um Guia Compreensível de Sua Linguaguem e Costumes, Dylan Marwood.

✦  Nogueira (Walnut)
▸ Aos bruxos e bruxas inteligentes é bom oferecer primeiro uma varinha de nogueira, porque de nove em dez casos, elas serão almas gêmeas. Varinhas de nogueira também são muito encontradas nas mãos de bruxos inovadores e inventores. Essa é uma bela varinha, possuidora de uma versatilidade e habilidade incomuns. Mas deve-se tomar cuidado, pois: enquanto algumas varinhas são difíceis de dominar, e podem se recusar a conjurar feitiços contrários a suas naturezas, a varinha de nogueira, uma vez subjugada, fará qualquer coisa que seu dono desejar, provando que o usuário é suficientemente brilhante. Isso a torna uma varinha realmente letal nas mãos de bruxos sem consciência, pois a varinha e o bruxo podem criar entre si uma dependência particularmente doentia.

✦  Nogueira-Negra (Black Walnut)
▸ Mais rara que a varinha de nogueira comum, a varinha de nogueira-negra procura um mestre que tenha bons instintos e poderosa intuição. A madeira da nogueira-negra é muito bonita, mas não é a mais fácil de se dominar. Ela tem um truque muito pronunciado: ela é anormalmente sintonizada aos conflitos internos de seu portador, e perde poder drasticamente quando este está passando por algum tipo de auto-engano. Se o bruxo ou bruxa é incapaz ou relutante em ser honesto consigo mesmo e com os outros, a varinha falha várias vezes em sua performance e deve ser combinada com um novo dono para ter recuperados os seus poderes. Uma vez com um dono sincero e autoconfiante, ela se torna uma das mais leais e passivas varinhas de todas, com um toque particular de performance.

 Olmo (Elm)
▸ A crença infundada de que apenas bruxos de sangue-puro podem produzir mágica através de varinhas de olmo foi, com certeza, gerada por um bruxo tentando provar as credenciais de seu sangue, mas eu mesmo conheço vários bruxos que se adequam perfeitamente a varinhas de olmo e que são nascidos trouxas. A verdade é que as varinhas de olmo escolhem aqueles que tenham presença, destreza mágica e alguma dignidade nativa. De todas as madeiras, o olmo é a que produz menos acidentes, menos erros bobos, e os mais elegantes e charmosos feitiços; essas varinhas são sofisticadas, capazes de magia de alto nível se usadas nas mãos certas (o que, de novo, a torna um objeto de desejo para os que acreditam na filosofia dos sangue-puro).

✦  Sequoia (Redwood)
▸ A qualidade desta varinha é alta, mas sua demanda vem da reputação de que traz boa fortuna ao seu mestre. Como já se sabe, esse conhecimento popular está invertido: varinhas de sequoia não são sortudas, mas elas são fortemente atraídas por bruxos e bruxas que tem a habilidade de ter os pés no chão, fazer a escolha certa, e tirar vantagem de uma catástrofe. A combinação de um bruxo ou bruxa com essa varinha é sempre intrigante, e eu geralmente espero ouvir grandes feitos quando vendo essa varinha tão especial.

✦  Pereira (Pear)
▸ Essa madeira dourada produz varinhas de poderes mágicos esplêndidos, e dão o seu melhor nas mãos de quem tem um coração bondoso, generoso e prestativo. Os donos de uma varinha de pereira são, pela minha experiência, populares e respeitados. Eu não conheço um só caso em que uma varinha de pereira tenha sido descoberta na posse de um bruxo ou bruxa das trevas. Varinhas de pereira estão entre as mais resistentes e eu tenho percebido sempre que elas mantém sua aparência nova, mesmo depois de longos anos de muito uso.

✦  Pícea ou Espruce (Spruce)
▸ Fabricantes de varinhas inexperientes acham que esta é uma madeira difícil, mas ao fazê-lo, eles revelam sua própria inaptidão. É bem verdade que é necessário um pouco mais de dedicação ao se trabalhar com a pícea, que produz varinhas que não combinam bem com pessoas de natureza nervosa e cautelosa e se torna positivamente perigosa em mãos menos habilidosas. As varinhas de pícea exigem mão firmes, pois elas costumam ter sua própria ideia de como a magia deve ser executada. Seja como for, quando uma varinhas dessas encontra um parceiro – que, pela minha experiência, é um feiticeiro corajoso e bem-humorado – ela se torna uma super ajudante, intensamente leal ao seu dono e capaz de executar efeitos particularmente extravagantes e teatrais.



▸ VARINHAS: um guia definitivo - parte 1
▸ VARINHAS: um guia definitivo - parte 3

Nenhum comentário

Eu juro solenemente não fazer nada de bom.

Tecnologia do Blogger.