Header Ads

Simbolismo & Mitologia | Newt Scamander


Se alguém aí vive em uma caverna e ainda não sabe quem é Newt Scamander, ele é o protagonista do filme recém-lançado "Animais Fantásticos e Onde Habitam". Um famoso Magizoologista do mundo bruxo, mencionado pela primeira vez em "Harry Potter e a Pedra Filosofal", como o autor de um dos livros indicados na lista de materiais necessários para alunos do primeiro ano de Hogwarts. Apresentações à parte, pretendo fazer uma rápida análise do simbolismo por trás de seu nome e as inspirações que influenciaram Rowling na construção do personagem. A propósito, caso vocês não saibam, seu nome completo é Newton Artemis Fido Scamander.

❖ Começando pelo seu apelido, Newt é o nome de um anfíbio da mesma família das salamandras (Família Salamandridae). Essa espécie, conhecida aqui como Tritão, é encontrada predominantemente no hemisfério norte, principalmente na Península Ibérica. Algumas espécies são encontradas nas Américas e no norte da África.

❖ Newton, seu nome verdadeiro, provavelmente é uma referência ao grande cientista Isaac Newton, famoso astrônomo, físico e matemático inglês, um dos nomes mais importantes da História da Ciência. Não sabe quem é ele? Pois deveria. Newton entrou para a história como "pai da gravidade" por lançar as bases da lei da gravitação universal. Além de um respeitado acadêmico, descobriu-se também que Newton possuía interesse por outras coisas além da física, tal como ocultismo, alquimia, cabala e interpretação de textos bíblicos. É visto por muitos como uma espécie de bruxo ou mago. Tanto Newton quanto o nosso Newt são pesquisadores renomados em suas respectivas áreas, tornado-se fácil entender o motivo que levou a autora a nomear o personagem com esse nome.

❖ Ártemis é uma clara referência a deusa grega de mesmo nome, divindade ligada a vida selvagem e a caça, também associada a lua e a magia. Filha de Zeus e Leto e irmã gêmea do deus Apolo. Esse é um nome bem apropriado para um estudioso de animais como Newt.

❖ Fido significa "fiel" em latim.

❖ E por último, Scamander, ou Escamandro em português, é o nome de um rio mencionado na Ilíada de Homero, localizado perto de Tróia e chamado pelos deuses de Xanto. O rio seria filho dos titãs Oceano e Tétis. Atualmente faz parte da Turquia e é chamado de Kara Menderes.

❖ Seu último nome foi provavelmente escolhido pela sua semelhança com a palavra "Salamander" (Salamandra). E novamente temos uma referência à esse animal no nome de Newt. Segundo a mitologia, as salamandras são criaturas ligadas ao fogo e ao calor. Algumas vezes eram vistos como resistentes ao fogo ou como “ateadores” de fogo, outros diziam que eles viviam entre as chamas e nasciam a partir do fogo. Lendas medievais contam que as Salamandras ensinaram o ser humano a usar o fogo há muitos séculos atrás. Paracelso, um grande físico do século XVI, atribuiu às salamandras o título de Elementais do Fogo, atribuição essa que passou a ser usada também pelos Alquimistas.


Nenhum comentário

Eu juro solenemente não fazer nada de bom.

Tecnologia do Blogger.