Header Ads

O que rolou no Dia do Orgulho Nerd - Ano II?


Aconteceu, neste último fim de semana, o tão esperado Dia do Orgulho Nerd - Ano II, o melhor evento gratuito sobre cultura pop em Recife e um dos mais aguardados pelos nerds de Pernambuco. A iniciativa, promovida pelo Cine Cine Mania, ocorreu na Livraria Cultura do Shopping RioMar, no bairro do Pina, e contou com uma extensa programação, dentro e fora do auditório do local, que foi acompanhada de perto por centenas de fãs e apreciadores da cultura nerd, durante os dois dias de atividades do evento.

Como geeks assumidos que somos, não poderíamos ficar de fora dessa. A House Hogwarts esteve lá, juntamente com o Clube da Fênix, recepcionando os fãs do Mundo Mágico de J.K. Rowling, promovendo algumas atividades sobre o universo de "Tia Jô", de forma interativa, com os convidados e admiradores do bruxinho mais famoso do mundo. No sábado (27), focamos numa programação mais descontraída, no Espaço Geek da Livraria Cultura, com um quiz digno das imersões Dumbledoreanas em sua Penseira, em termos de nostalgia e análise sobre fatos de HP. Já no domingo (28), nos dedicamos inteiramente ao sorteio de brindes e ao quadro a respeito da importância da figura feminina na saga Harry Potter. Foi uma hora inteira, recheada de notícias e debate com os pottermaníacos de Pernambuco.

Após o evento, tivemos um rápido e descontraído bate-papo com Rafael Chagas Lins, presidente do Clube da Fênix. Entre os sinceros agradecimentos e boas risadas, separamos um trecho que traduz bem o sentimento que tomou o auditório durante toda a conversa:

O Clube da Fênix acredita que estamos vivendo em um tempo que representatividade, em que empatia e consciência devem estar acima de qualquer coisa. E o que pudermos fazer para acender uma faísca de reflexão em cada fã, nós o faremos.

A conversa foi mediada por Fernanda Lucena, figura já conhecida nos eventos potterianos de Recife, que executou sua tarefa com muita seriedade e maestria.

Conversar sobre os filmes, livros e teorias é muito massa e a gente ama! Mas quando conseguimos trazer esse universo pra temas com reflexões, além do entretenimento, é incrível! Estou muito feliz e orgulhosa do 'clubinho', disse a também integrante do Clube da Fênix.

Daniela Pena, integrante da House Hogwarts, e uma das convidadas para o quadro, deu um show de representatividade na conversa, e complementou:

Sabemos que trocar experiências nem sempre é fácil. Dialogar, com visões de mundo tão diferentes, é um desafio, principalmente quando constatamos que cada ser humano tem uma percepção diferente da nossa. Uma simples Molly Weasley pode ser percebida de diversas formas. Da moça que me perguntou sobre Tonks, revoltada por ela ter morrido de maneira tão brutal, até compreender o papel matriarcal de Molly Weasley, a proteção de Narcisa Malfoy em relação a sua prole, a racionalidade de Hermione Granger, a força de Minerva Mcgonagall, a sexualidade livre de Gina Weasley, a lealdade e idealismo de Bellatrix Lestrange e a leveza e carência de Sybilla Trelawney muitas imagens e sensações passaram sobre o meu corpo quando recordei a primeira vez que entrei em contato com essas mulheres. A moça que fez questão de posicionar Tonks no tempo também deve ter sentido o quão difícil foi ver uma mulher altiva ser morta daquela maneira. Hogwarts estava em guerra e as mulheres não se esconderam. O que Tonks representa como figura Feminina para essa moça ficou registrado no evento sobre forma de protesto.

Achei o quadro importante para as mulheres falarem sobre como o gênero foi representado na série, o que as personalidades femininas de HP foram e são para as leitoras dessa saga, e para contar suas experiências pessoais dentro do tema abordado. O painel foi finalizado com agradecimento aos fãs que compareceram e interagiram e também as participações do Potterando e do Potterish, deixando espaço pra futuras discussões sobre o assunto, nos próximos encontros realizados por ambos os clubes dentro dos próximos meses, e os convidando para sempre manterem a magia da saga Harry Potter viva na mente dos fãs de Recife, disse Georgia Albertim, também integrante da House Hogwarts.

Veja as fotos abaixo:


Dia do Orgulho Nerd - Ano II

Caso você prefira visualizar as fotos no Facebook, você pode clicar aqui para ser direcionado até elas. Os registros foram feitos pela nossa querida Milena Albuquerque.

✦✦✦

E se você por algum motivo, perdeu este evento, não se preocupe: já foi disponibilizada uma nova data para o próximo grande encontro. Anote a data e o horário em sua agenda, e já confirme presença no link abaixo.

▸ MIAMI PUB - Manoel Borba, 693, Recife
▸ 3 de Junho
▸ 22h


Nenhum comentário

Eu juro solenemente não fazer nada de bom.

Tecnologia do Blogger.