Header Ads

Simbolismo & Mitologia | Luna Lovegood


Como a maioria já deve ter deduzido, Luna significa Lua em latim (e entre outras línguas, como o espanhol, italiano, russo e etc), o que faz ser um pouco complicado tentar descobrir qual foi exatamente o motivo que levou a autora a dar esse nome para a personagem, isso porque existem milhares de lendas e mitos relacionados a lua ao redor do mundo. Em sua grande maioria, a lua é personificada em forma de deusas, como Ártemis, Selene, Diana e a própria deusa romana Luna, ou seja, normalmente a lua é vista como uma entidade feminina (em alguns casos relacionada ao ciclo menstrual) e que possuiria o poder de influenciar diretamente no comportamento humano. No folclore ocidental, a lua representa intuição, sabedoria, luminosidade e bondade.

Seus pais, diferentemente de Luna, possuem nomes de origem grega. Seu pai se chama Xenófilo (Xenos = estranho + Phile = amor, ou seja, "amor pelo estranho") e sua mãe se chama Pandora (acho que todos conhecem a lenda dela).

Por incrível que pareça, o sobrenome Lovegood realmente existe. A combinação entre LOVE (amor) e GOOD (bom) representa perfeitamente a personalidade bondosa e amorosa da Luna, duas características extremamente positivas da personagem. Também pode ser uma referência a Elliot Lovegood Grant Watson, um biólogo, escritor e místico britânico, crítico ferrenho do Darwinismo, fato que pode ser relacionado à tendência de Luna em contestar o exacerbado ceticismo "científico" de Hermione. A propósito, fico me perguntando o porquê de tantos bruxos duvidarem das afirmações improváveis da garota, já que estamos falando de um mundo governado pela magia, onde coisas impossíveis acontecem todos os dias.

Quanto ao patrono de Luna, coelhos (ou lebre, tanto faz) eram usados ​​em rituais mágicos de adivinhação. É um animal associado à transformação, fertilidade, pureza e o recebimento de ensinamentos ocultos e mensagens intuitivas.

Existem dois prováveis significados para o coelho guardião da Luna, a primeira seria uma possível referência ao mito de que existe um coelho morando na lua. Essa lenda existe em diversas culturas no outro lado do mundo, particularmente no folclore da Ásia Oriental. Ela nasceu do fato de que, segundo os asiáticos, as "manchas" da lua lembram um coelho socando um almofariz (pilão). No folclore chinês ele costuma ser retratado como o acompanhante da deusa lunar Chang'e, produzindo para ela constantemente o elixir da longa vida. Nas versões japonesa e coreana, no entanto, o animal está simplesmente misturando os ingredientes de um bolo de arroz. Tanto a Kaguya do anime Naruto quanto a Usagi de Sailor Moon (Usagi significa coelho em japonês) foram parcialmente baseadas nessa lenda.

O segundo provável significado é que pode ser uma referência ao livro Alice no País das Maravilhas, do escritor inglês Lewis Carroll. A estória, caso você não conheça, fala sobre uma garota que, ao seguir um coelho branco, acaba caindo em um mundo cheio de personagens excêntricos e malucos. O que a Luna acharia desse lugar?

Por falar em loucura, o apelido de Luna, "Loony", é ligado ao mito europeu de que a influência lunar pode fazer uma pessoa perder seu raciocínio e ficar louca. Loony, que na dublagem brasileira foi traduzido como "DiLua" (não lembro como traduziram nos livros, provavelmente é a mesma coisa), é o diminutivo de Lunatic (lunático).



Fontes: Wikipédias em português e em inglês.

Nenhum comentário

Eu juro solenemente não fazer nada de bom.

Tecnologia do Blogger.