Header Ads

Lilá Brown reacende debate sobre racismo em grupos no Facebook.


Estive perdido olhando minha timeline do Facebook esta semana, procurando algum material do qual pudesse render uma postagem para o site - sim, eu faço isso, acho importante, quando me detive em uma das dezenas de postagens de grupos desta rede social. A postagem em questão, estava num grupo de bastante relevância - para não dizer "famosinho", com certa ascendência quanto ao número de fãs que o adere. Nela, podia-se notar a imagem de um print retirado via celular, o qual eu não vou reproduzir aqui, e em sua descrição, a dúvida de uma participante. A priori, me detive na dúvida: "Gente, eu estava lendo uma matéria e me deparei com isso, vocês lembravam disso?"

A postagem faz referência a personagem Lilá Brown, pertencente ao Mundo Mágico de J.K. Rowling e logo identifiquei a postagem sendo do Nó de Oito, site conhecido por trazer um conteúdo altamente relevante acerca de questões que a maioria dos fãs ignoram. A postagem intitula-se Personagens Não-Brancos em Filmes de Fantasia – Vilões, Monstros ou Figurantes, e pode ser lido na íntegra clicando aqui. O trecho em questão, eu irei citar na íntegra, logo abaixo:

Já em Harry Potter, uma atriz asiática foi escalada para interpretar Cho Chang (que nos livros também é asiática), mas atores e atrizes negros foram escalados, em sua maioria, apenas como figurantes ou personagens secundários também já descritos como negros nos livros, como Dino Thomas, Lino Jordan, Angelina Johnson e Kinsgley Shaklebolt. E pior: a personagem Lilá Brown (que não tem sua cor de pele descrita nos livros) foi interpretada por atrizes negras até o sexto filme, quando o papel passou para uma atriz loira de olhos azuis. Curiosamente, é no sexto filme que Lilá finalmente tem falas e se torna o interesse amoroso do melhor amigo do protagonista.



Os incessantes comentários na publicação faziam a postagem reaparecer incansavelmente em minha tela, e eu sabia que não seria benéfico, para minha saúde mental, ler os comentários advindos de lá. Mas apostando minha pouca fé na humanidade, resolvi clicar e ler o que estava sendo discutido ali. Tudo ia bem, até que avistei um meme, publicado por uma pessoa branca - sim, é necessário frisar isso, dizendo:

as vezes indivíduo está louco na problematização,

Seguiu-se uma discussão acalorada, onde falou-se de "racismo reverso", privilégios, alguns administradores apareceram para colocar ordem e comentários relevantes, e a moça do comentário/meme acima apareceu para soltar mais um meme, e nenhum argumento que somasse. Nenhuma novidade, é o que se pode esperar de pessoas com esse tipo de posicionamento. O que diabos esses fãs aprenderam lendo/assistindo à saga, eu realmente não sei, permanece o mistério mas, vamos lá. Vamos começar a verdadeira problematização.

Sabemos que existem diversos debates acerca do universo de Harry Potter que talvez nunca sejam elucidados, e claro que um desses, inclui a primeira namorada de Rony Weasley, a conhecida Lilá Brown, como já citei acima. O que se acredita desde as aparições nos filmes da saga é que possivelmente Lilá tenha sobrevivido depois de "Harry Potter e as Relíquias da Morte", após o ataque de Fenrir Greyback, ou se preferir, como afirma o Pottermore, não há nenhuma informação de presumido morto no perfil da personagem, levando os fãs a acreditarem que ela tenha se recuperado. Mas não nos ateremos a isso.

Jennifer Smith e Kathleen Cauley, foram as atrizes que interpretaram a Lilá Brown nos filmes anteriores a "Harry Potter e o Enigma do Príncipe", quando ela foi trocada por uma atriz adolescente cacausiana. Exposto esse fato, quero trazer a tona essa discussão que se espalhou como pólvora nos demais grupos aos quais estou incluído, e que é de suma importância, o racismo velado na escolha de atores e atrizes, fazendo com que personagens secundários experimentem uma mudança tão drástica ao longo dos filmes. Lilá é mencionada em "Harry Potter e a Pedra Filosofal", como uma aluna do primeiro ano, que foi escolhida para a Grifinória.

Mádi Brocklehurst foi para a Corvinal também, mas Lilá Brown foi a primeira a ser escolhida para a Grifinória e a mesa na extrema esquerda explodiu em vivas; Harry viu os irmãos gêmeos de Rony assobiarem. (Harry Potter e a Pedra Filosofal, p. 70)

A persoangem permanece em segundo plano até a página 98 do livro, onde Harry e Rony ouviram Parvati contar à amiga Lilá que Hermione estava chorando no banheiro das meninas e queria que a deixassem em paz. Não há mais nenhuma menção à personagem, mas ela volta a aparecer novamente no segundo livro da série, "Harry Potter e a Câmara Secreta", no trecho extraídos da página 89:

Dino Thomas, que estivera sentado com a boca aberta, espiando para fora da janela, acordou de repente do seu transe; a cabeça de Lilá Brown deitada sobre os braços se ergueu e o cotovelo de Neville Longbottom escorregou da carteira.

Não voltando mais a aparecer, a personagem mais uma vez desaparece e volta em "Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban" quando o seu coelho de estimação Bínqui morre, comprovando a veracidade de uma das diversas previsões de Trelawney.

Seguiu-se um silêncio muito tenso a essa predição, mas a Profa Sibila pareceu não tomar conhecimento. – Será, querida – dirigiu-se ela a Lilá Brown, que estava mais próxima e se encolheu na cadeira –, que você poderia me passar o bule de prata maior? Lilá, com um ar de alívio, se levantou, apanhou um enorme bule na prateleira e pousou-o na mesa diante da mestra. – Obrigada, querida. A propósito, essa coisa que você receia vai acontecer na sexta-feira, dezesseis de outubro. Lilá estremeceu.

Então, não ouvimos muito sobre ela novamente, até chegar no sexto livro da saga, "Harry Potter e o Enigma do Principe", onde como uma personagem secundária da primeira metade da série, presume-se que sua trajetória não tenha sido de fato, uma árdua tarefa. Pode-se notar que Lilá Brown não apareceu muito desde o princípio, assim, os diretores de elenco não teriam com o que se preocupar, já que não havia nenhuma inclinação de que Lilá emergisse posteriormente, com um papel de destaque.

E é aí que chegamos ao grande xis da questão: por que mudar o elenco, ou reformular o papel, quando já haviam atrizes desempenhando o papel?

Uma das possibilidades poderia ser o fato que a produção do filme, tenha sentido a necessidade de encontrar uma artista mais forte, visando a atuação, e originando uma nova seleção de elenco, que levou à escolha da atriz Jessie Cave. E isso nos leva ao empasse de que, pode-se encontrar todo tipo de informação sobre isso na internet. Duvida? Pois bem, um usuário do Reddit afirma que havia dezenas de atrizes negras nas audições para o novo papel de Lilá Brown, e que Cave simplesmente foi a "mais adequada" para o trabalho.

É importante salientar que eu não estou dizendo que a Jessie Cave tenha feito um trabalho porco em seu papel, porque não o fez. Inclusive senti muita raiva da personagem vivida por ela, o que a tornou uma fenomenal Lilá Brown, mas parece que mais uma vez, uma atriz emergente perdeu seu papel, e consequentemente, seu emprego, depois que sua personagem revelou ser de maior importância que a sua concepção original.

E isso ocorre o tempo todo, o que nos leva a outro questionamento: por que então Lilá mudou de etnia?

Se realmente houvesse a necessidade de encontrar uma atriz com uma forte atuação, sei que existem centenas de meninas de afrodescendentes que poderiam ter feito o papel brilhantemente, tornando a transição mais sutil e coesa. Mas o que vimos foi a Lilá se tornar branca ao longo de dois filmes, já que ela não é vista em "Harry Potter e o Cálice de Fogo", e em "Harry Potter e a Ordem da Fênix", e quem poderia explicar isso? A existência de casais interraciais está escancarada na obra: nós vemos o encontro amoroso de Gina Weasley e Dino Thomas, Fred Weasley e Angelina Johnson, e mais, Harry e Rony participam do Baile de Inverno com Padma e Parvati. E talvez haja apenas uma razão, bem mínima, para desculpar isso tudo: os relacionamentos citados anteriormente não ganharam muito tempo de tela, ou seja, são exibidos muito rapidamente, o que pode tornar essas coisas totalmente irrelevantes para os frequentadores casuais de filmes.

Nos resta apenas imaginar o impacto que seria se a Lilá Brown continuasse em sua forma original, tendo Rony como namorado, sendo ela uma garota negra? Pois esta foi mais uma grande oportunidade perdida, para demonstrar a diversidade nos filmes e compartilhar com os fãs da série que os casais mistos fazem parte da vida cotidiana.

Se colocarmos em perspectiva, e é importante que o façamos, existem cinco personagens negros conhecidos em toda a série de filmes: Dino Thomas, Angelina Johnson, Kingsley Shacklebolt, Lino Jordan e Blaise Zabini. Apenas cinco, tornando evidente a falta de diversidade, e a ocasião de apresentar outro personagem negro foi colocada em uma bandeja de prata para os produtores, que ignoraram veladamente.

A série Harry Potter é conhecida por ensinar diversas gerações. São numerosos os ensinamentos, e a diversidade das relações raciais poderia ser um poderoso acréscimo à esta lista. A origem étnica de Lilá Brown continua, e continuará sendo algo que as pessoas irão questionar na série de filmes, ainda que nada mais possa ser feito, já que os filmes já foram concluídos. Que o erro não se repita, que o racismo velado na indústria cinematográfica acabe, e que os fãs sejam críticos e maduros para levantar questionamentos importantes acerca do tema, não repetindo falácias, aproveitando muitas vezes do seu privilégio de cor. Sair da zona de conforto é importante para tornar não só a série em si, mas o mundo, algo acessível a todos. Afinal, representatividade é algo muito importante.

Os fãs mais apaixonados pela saga, e também, os mais responsáveis socialmente, sempre irão trazer à tona o total apagamento da cor de Lilá Brown, assim como a sua representatividade. Caso você tenha interesse, ou deseje se debruçar sobre este tema, deixo a brilhante postagem, também do site Nó de Oito, intitulada: Hermione é Negra: Isto Pode ser Uma Pergunta ou uma Afirmação, Dependendo de quem Lê.

Para mais informações sobre a Lilá Brown, ou dúvidas que venham a recorrer, você pode dar uma olhada em seu infográfico de personagem no site Pottermore.


Nenhum comentário

Eu juro solenemente não fazer nada de bom.

Tecnologia do Blogger.