Header Ads

Lilá Brown reacende debate sobre racismo em grupos no Facebook.


Sabemos que existem diversos debates acerca do universo de Harry Potter que talvez nunca sejam elucidados, e claro que um desses, inclui a primeira namorada de Rony Weasley, a conhecida Lilá Brown. Essa semana a discussão acerca da mudança da atriz que interpreta a personagem tomou conta de alguns grupos relacionados à saga no Facebook, reacendendo a importante discussão sobre o racismo velado na indústria cinematográfica.

Ainda que muitos fãs não tenham notado, a atriz que interpreta a Lilá Brown passou por três mudanças durante as adaptações do livro para às telonas. Jennifer Smith e Kathleen Cauley, foram as atrizes que a interpretaram nos filmes anteriores a "Harry Potter e o Enigma do Príncipe", quando ela foi trocada por uma atriz adolescente cacausiana. Veja abaixo:


Pode-se notar que a personagem não apareceu muito desde o princípio dos filmes, ainda que houvesse um atriz escalada representando-a, assim, os diretores de elenco não tinham com o que se preocupar, já que não havia nenhuma inclinação de que Lilá emergisse posteriormente, com um papel  de destaque. E é aí que chegamos ao centro da discussão: por que mudar o elenco, ou reformular o papel, quando já haviam atrizes desempenhando o papel?

Infelizmente o fandom de Harry Potter não está imune a gente intolerante, ainda que a saga pregue tolerância extrema, e trabalha com diversos ensinamentos, tornando seus leitores um espelho da autora, na maioria dos casos, responsáveis socialmente falando. Entre um comentário e outro, fãs argumentavam sobre a mudança de forma responsável, expondo as inúmeras vezes que foi conveniente para a produção dos filmes de grande bilheteria mudar o elenco e alterando suas etnias, por outro lado, a parte "podre" do fandom reclamava do excesso de problematização, envoltos em suas bolhas de privilégio branco, recusando-se a usar uma mínima porcentagem de empatia.

Particularmente, eu havia escrito um artigo bem extenso sobre esse tema, que resolvi colocar de volta na pasta de rascunhos, mas em breve ele estará circulando tranquilamente pela internet, pois acredito que o tema deve ser melhor abordado e embasado. De qualquer forma, a discussão, e o embate de idéias é importante quando se sai das falácias e pregação de memes que diminuam a luta do outro. Enquanto a discussão permear o nível que chegou em alguns grupo, sinto dizer que nada irá mudar. Mas fico feliz em ver que muitos fãs e moderadores de alguns grupos onde a discussão se espalhou como pólvora, foram bastante sagazes em suas réplicas e tréplicas.


Nenhum comentário

Eu juro solenemente não fazer nada de bom.

Tecnologia do Blogger.