Header Ads

Entrevista com o ilustrador Levi Pinfold sobre a edição de aniversário da Pedra Filosofal.

Okay, sabemos que o Brasil está num certo frenesi devido ao lançamento das novas versões em capa-dura, publicadas pela Editora Rocco, durante essa semana. Mas se você tiver comprado as edições icônicas das casas, publicadas pela Editora Bloomsbury para a comemoração dos 20 anos de lançamento de "Harry Potter e a Pedra Filosofal", você pode segurar alguma delas em mãos agora, enquanto lê a maravilhosa entrevista que Catherine Batac Walder fez com o ilustrador Levi Pinfold sobre sua inspiração e seu processo artístico. Estamos traduzindo aqui um pouco mais sobre o que foi divulgado na internet sobre esta entrevista.


Catherine Batac Walder: Como estas ilustrações de Harry Potter são diferentes/semelhantes ao trabalho que você costuma fazer?
Levi Pinfold: Normalmente eu não trabalho em linha, por isso foi um prazer de usar um pouco de tinta para uma mudança.

CBW: Relativamente à pergunta 1, você olhou as ilustrações existentes ou tentou não olhar?
LP: Tentei ficar longe do material existente durante o tempo que trabalhei nas fotos. Me concentrei mais nas gravuras de Albrecht Dürer e outros trabalhos dos artistas renascentistas para inspiração. Desde então, dei uma olhada no incrível trabalho de Jim Kay nas edições ilustradas.

CBW: Quais as dificuldades que você encontrou ao terminar os desenhos?
LP : O maior inimigo do homem... o tempo!

CBW: Você leu todos os livros da saga Harry Potter antes de começar o trabalho/você era fã? Você teve que conhecer os livros muito bem para este trabalho?
LP: Eu tinha lido e gostado antes, sim. Eu também ouvi os audiolivros há alguns anos enquanto trabalhava. Foi fantástico reconciliar-me com os livros para o trabalho. Definitivamente, não me fazia sentir como um trabalho!

CBW: Que tipo de pesquisa você fez antes de começar com os desenhos? Algum fator fascinante sobre os brasões que você poderia compartilhar?
LP : Os cumes são baseadas em simbolismo heráldico tradicional. Cada elemento tem um significado específico da casa. Por exemplo - uma lua crescente significa glória e esplendor para Slytherin, ou uma colméia que significa trabalho árduo e indústria para Hufflepuff. Existem alguns recursos excelentes que vale a pena investigar na Internet, se você gosta desse tipo de coisa.

CBW: Eu sei que, como artista, você realmente não pode medir o tempo que você trabalha em uma ilustração, pois depende da inspiração, mas você poderia dar uma idéia aproximadamente quanto tempo demorou para ilustrar uma capa, refazer, etc.? Como foi o seu dia útil?
LP: Estava trabalhando com um prazo apertado com as capas, então os dias eram longos; algo em torno de 10 às 18 horas. A maior parte do trabalho ocorreu à noite porque era no meio do verão aqui na Austrália e os dias eram muito gostosos! Geralmente, cada capa demorou cerca de 3 dias. Houveram muitas variações e erros.

CBW: Este seria o trabalho mais divertido que você já teve? Eu li um comentário seu sobre isso ter sido uma responsabilidade, será que também um dos trabalhos mais difíceis?
LP: Foi tão divertido de fazer quanto a ilustração! Os audiolivros estavam tocando no fundo e era fascinante mergulhar no mundo e na mitologia. No entanto, eu nunca trabalhei em algo com um público tão grande, então eu tenho que admitir que eu me encontrei preso a um zumbido geral de ansiedade ao longo do projeto.

CBW: Então você também fez as ilustrações apresentadas nas páginas dos livros?
LP: Eu realmente fiz. Dentro e fora. Os fundadores da casa foram particularmente divertidos.

CBW: Você vai fazer mais algum trabalho para Harry Potter?
LP: Nada no momento, mas certamente desejaria mais.

CBW: Como você conseguiu o emprego e como isso mudou sua vida/carreira até agora?
LP: uma combinação de fatores me levou a conseguir o trabalho, há muitas pessoas trabalhando nos bastidores. Ainda não sei como foi tomada a decisão. Meu agente, o diretor de arte e o resto da equipe da Editora Bloomsbury tinham algo a ver com isso. Além disso, pura sorte!

✦✦✦

Incrível não é? Além disso, essa edição ficou linda. Agradecemos ao leitor Marcos Mattos, pelo pedido de tradução. 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.