Header Ads

Entrevista com o ilustrador Levi Pinfold sobre a edição de aniversário da Pedra Filosofal.

Okay, sabemos que o Brasil está num certo frenesi devido ao lançamento das novas versões em capa-dura, publicadas pela Editora Rocco, durante essa semana. Mas se você tiver comprado as edições icônicas das casas, publicadas pela Editora Bloomsbury para a comemoração dos 20 anos de lançamento de "Harry Potter e a Pedra Filosofal", você pode segurar alguma delas em mãos agora, enquanto lê a maravilhosa entrevista que Catherine Batac Walder fez com o ilustrador Levi Pinfold sobre sua inspiração e seu processo artístico. Estamos traduzindo aqui um pouco mais sobre o que foi divulgado na internet sobre esta entrevista.


Catherine Batac Walder: Como estas ilustrações de Harry Potter são diferentes/semelhantes ao trabalho que você costuma fazer?
Levi Pinfold: Normalmente eu não trabalho em linha, por isso foi um prazer de usar um pouco de tinta para uma mudança.

CBW: Relativamente à pergunta 1, você olhou as ilustrações existentes ou tentou não olhar?
LP: Tentei ficar longe do material existente durante o tempo que trabalhei nas fotos. Me concentrei mais nas gravuras de Albrecht Dürer e outros trabalhos dos artistas renascentistas para inspiração. Desde então, dei uma olhada no incrível trabalho de Jim Kay nas edições ilustradas.

CBW: Quais as dificuldades que você encontrou ao terminar os desenhos?
LP : O maior inimigo do homem... o tempo!

CBW: Você leu todos os livros da saga Harry Potter antes de começar o trabalho/você era fã? Você teve que conhecer os livros muito bem para este trabalho?
LP: Eu tinha lido e gostado antes, sim. Eu também ouvi os audiolivros há alguns anos enquanto trabalhava. Foi fantástico reconciliar-me com os livros para o trabalho. Definitivamente, não me fazia sentir como um trabalho!

CBW: Que tipo de pesquisa você fez antes de começar com os desenhos? Algum fator fascinante sobre os brasões que você poderia compartilhar?
LP : Os cumes são baseadas em simbolismo heráldico tradicional. Cada elemento tem um significado específico da casa. Por exemplo - uma lua crescente significa glória e esplendor para Slytherin, ou uma colméia que significa trabalho árduo e indústria para Hufflepuff. Existem alguns recursos excelentes que vale a pena investigar na Internet, se você gosta desse tipo de coisa.

CBW: Eu sei que, como artista, você realmente não pode medir o tempo que você trabalha em uma ilustração, pois depende da inspiração, mas você poderia dar uma idéia aproximadamente quanto tempo demorou para ilustrar uma capa, refazer, etc.? Como foi o seu dia útil?
LP: Estava trabalhando com um prazo apertado com as capas, então os dias eram longos; algo em torno de 10 às 18 horas. A maior parte do trabalho ocorreu à noite porque era no meio do verão aqui na Austrália e os dias eram muito gostosos! Geralmente, cada capa demorou cerca de 3 dias. Houveram muitas variações e erros.

CBW: Este seria o trabalho mais divertido que você já teve? Eu li um comentário seu sobre isso ter sido uma responsabilidade, será que também um dos trabalhos mais difíceis?
LP: Foi tão divertido de fazer quanto a ilustração! Os audiolivros estavam tocando no fundo e era fascinante mergulhar no mundo e na mitologia. No entanto, eu nunca trabalhei em algo com um público tão grande, então eu tenho que admitir que eu me encontrei preso a um zumbido geral de ansiedade ao longo do projeto.

CBW: Então você também fez as ilustrações apresentadas nas páginas dos livros?
LP: Eu realmente fiz. Dentro e fora. Os fundadores da casa foram particularmente divertidos.

CBW: Você vai fazer mais algum trabalho para Harry Potter?
LP: Nada no momento, mas certamente desejaria mais.

CBW: Como você conseguiu o emprego e como isso mudou sua vida/carreira até agora?
LP: uma combinação de fatores me levou a conseguir o trabalho, há muitas pessoas trabalhando nos bastidores. Ainda não sei como foi tomada a decisão. Meu agente, o diretor de arte e o resto da equipe da Editora Bloomsbury tinham algo a ver com isso. Além disso, pura sorte!

✦✦✦

Incrível não é? Além disso, essa edição ficou linda. Agradecemos ao leitor Marcos Mattos, pelo pedido de tradução. 

Nenhum comentário

Eu juro solenemente não fazer nada de bom.

Tecnologia do Blogger.