Header Ads

As bruxas que ajudaram a moldar o Quadribol.

Desde suas humildes origens ao arrojado presente, foram as bruxas do mundo que exerceram um papel maior para moldar a história do mais famoso esporte bruxo.


Por muitos anos - até recentemente, pelo menos, porque o cenário parece estar mudando agora - uma área do esporte trouxa sempre parecera injusta. Por quê nunca ouvimos sobre a Copa Mundial Feminina tanto quanto a masculina? Ou sequer ouvimos falar dela? Os esportes femininos tem sido frequentemente menosprezados pela mídia trouxa mas no mundo bruxo, membros femininos de um time de esporte nunca são questionadas em relação às suas habilidades por causa de seu sexo.

Quando você consulta a história do Quadribol, como publicado em Quadribol Através dos Séculos, as primeiras referências ao esporte vem de um lugar chamado Brejo de Queerditch, que eventualmente virou o termo Quidditch. Apesar de não ter sido o primeiro esporte montado em vassouras, foi o que pegou. E essa menção inicial do que o que mais tarde se tornaria o Quadribol, chegou a nós através de Gertie Keddle, uma bruxa saxã do século XI que nos providenciou os registros oficiais do jogo quando era jogado no brejo, com sua amiga, Gwenog, dizendo que ela também o jogava. Com isso Gertie assegurou, através de sua documentação, que as origens do maio esporte do mundo bruxo podem ser traçadas à uma mulher.


E claro, bruxas sempre foram associadas às vassouras. As fantasias de Halloween normalmente mostram bruxos com seus chapéus pontudos, vassouras e barbas longas e bruxas em trapos segurando uma vassoura, até mesmo nas páginas de Quadribol Através dos Séculos, Kennilworthy Whisp reconhece que uma representação trouxa de uma bruxa e não um bruxo, é sempre com uma vassoura. Você nunca veria Merlin perambulando por aí montado em um glorioso produto de limpeza.

Séculos mais tarde, foi a palavra escrita de Madame Modesty Rabnott que registrou as origens do Pomo de Ouro. Um Pomorim Dourado - uma ave que agora é protegida - capturado foi solto no campo por Barbero Bragge, chefe do Conselho dos Bruxos, que disse que a pessoa que capturasse a infeliz criatura receberia um prêmio de 150 Galeões, que mais tarde se tornariam os 150 pontos das partidas contemporâneas. Rabnott não se contentou com isso e causou um tumulto no jogo convocando o Pomorim para ela mesma para salvá-lo. Embora essa atitude não tenha impedido a captura de outros Pomorins (até eles começarem a ficar escassos, pelo menos) a regra foi imposta que a outra pessoa, aqui conhecida como o Caçador, seria incumbido para capturar o pássaro, ao invés dos demais. Mais tarde, a bruxa Elfrida Clagg tornou ilegal o uso do Pomorim Dourado no jogo, resultando no surgimento do Pomo de Ouro usado hoje em dia.

Portanto, o elemento mais valorizado do jogo de Quadribol foi influenciada pelas ações de duas mulheres e a peça final do quebra-cabeça do esporte finalmente foi encaixada.


Conforme o tempo foi passando, mais mulheres foram se envolvendo com Quadribol, frequentemente registrando e catalogando as práticas do jogo. Por exemplo, o conhecimento de existir pelo menos 12 versões diferentes do Balaço se deve à Agatha Chubb, uma expert em artefatos mágicos. Conforme a história do Quadribol parece dizer, a maior parte da informação registrada vem de mulheres então o conhecimento que os bruxos modernos conseguiram obter se deu graças à contribuição feminina. Enquanto Jocunda Sykes normalmente é creditada como a primeira pessoa a atravessar o Oceano Atlântico em uma vassoura em 1935, com bruxos previamente dando preferência a viajarem grandes distâncias de navio - o que explica porque Newt viajou daquele jeito em Animais Fantásticos e Onde Habitam (2016). Gladys Booth foi creditada com a invenção da vassoura Moontrimmer, considerado um grande avanço em termos de manufatura de vassoura.

Fundado no início do século XIII, os Harpias de Holyhead é o único time a ser inteiramente composto por mulheres na história do esporte e sua vitória após uma partida de sete dias sobre os Heidelberg Harriers em 1953, é tida como uma das melhores vitórias já ocorridas. Diferentemente dos esporte trouxas, o Quadribol normalmente é jogado com times mistos mas impacto das Harpias é profundo. Outras grandes bruxas das ligas britânicas e irlandesas incluem a capitã do time Orgulho de Portree, Catriona McCormack, cuja filha também se envolveu com o Quadribol.


Mas não foi apenas no mundo realmente esportivo do Quadribol que as bruxas conseguiram toda a glória. Quando se analisa os Times de Quadribol de Hogwarts através da história da escola, por exemplo, você pode ver que Minerva McGonagall é famosa por seu amor pelo esporte. Seu orgulho sempre prevalece, talvez o que a faça ser uma grifana tão devota, alcançando a posição prestigiada de Diretora da casa, durante a Copa das Casas, ela sempre quer ver a Sonserina em derrota.

E sua vontade não se deve somente por adoração à sua casa. No Pottermore, J.K. Rowling, explorou a vida da Professora McGonagall e sua história trágica com o esporte. Durante o último dela no time, foi gravemente ferida - uma falta da Sonserina fez com que ela caísse da vassoura, quebrando vários ossos e resultando na perda da Grifinória na Copa das Casas - deixando-a com um desejo esmagador de ver a Sonserina esmagada no campo de Quadribol. Isso claramente explicaria porque ela estava tão feliz em descobrir um Apanhador talentoso em Harry.


O exemplo mais recente de mulheres dominando o campo de Quadribol, lógico, veio na forma de Gina Weasley. A única filha dos Weasley não apenas pegou todos de surpresa - se tornando uma Apanhadora reserva quando Harry foi banido por Umbridge em Harry Potter e a Ordem da Fênix e mais tarde como uma Artilheira - ela também se juntou aos Harpias de Holyhead depois da guerra e mais tarde se tornou Correspondente de Quadribol para o Profeta Diário.

Kennilworthy Whisp termina Quadribol Através dos Séculos como nós, pensando na velha Gertie Keddle e o quão maravilhada ela teria ficado em saber que aquelas anotações que ela havia tomado, relataram o maior esporte do mundo bruxo. O que devemos acrescentar, entretanto, é como ela - e outras como ela - claramente inspiraram tantas outras mulheres.

[+] Traduzido do site Pottermore.

Nenhum comentário

Eu juro solenemente não fazer nada de bom.

Tecnologia do Blogger.