Header Ads

As grandes indagações que ainda temos sobre Alvo Dumbledore.


Se esta é a sua primeira vez lendo a saga, você talvez vá querer dar uma olhada neste texto mais tarde, pela grande quantidade de spoilers. 

Com sua Pena de Repetição Rápida e seus métodos de pesquisa não ortodoxos, Rita Skeeter não é conhecida por sua sensibilidade, mas o livro "A Vida e as Mentiras de Alvo Dumbledore" leva a criação de boatos a outro nível. E enquanto ele é tão cheio de insultos e insinuações quanto de verdades, as controvérsias abrangidas - desde a relação de Dumbledore com Grindewald até a morte de Ariana - levantam tantas dúvidas quanto as anulam. 

Então aqui estão, sem uma ordem específica, algumas das maiores questões sobre Dumbledore que permanecem não respondidas. Até mesmo por Rita Skeeter. 

Quando ele escolheu se tornar professor? 

Rumo ao final de "Harry Potter e as Relíquias da Morte", Dumbledore revela que ele recusou o cargo de Ministro da Magia em várias ocasiões. O poder, ele esclarece, era sua fraqueza e tentação. Mas de todas as carreiras que poderia escolher, por que justamente ensinar? Sua pesquisa sobre os usos para o sangue de dragão e suas explorações em alquimia são reconhecidas várias vezes, e o obituário de Elifas Doge revela que Dumbledore deixou a escola com um número de prêmios e artigos de pesquisa em seu nome. No entanto, ele não buscou nada disso. Ele decidiu tornar-se professor. O que inspirou essa escolha de carreira? 


Quando ele encontrou Fawkes? 

Fawkes possui um vínculo tão íntimo com Dumbledore, que ele deixa Hogwarts assim que é concluído o funeral. Ele não fazia parte da juventude de Dumbledore, então quando os dois se encontraram? E qual é o motivo do forte vínculo que possuem? E também, o que aconteceu a Fawkes depois de Hogwarts? Nós gostamos de imaginá-lo voando por aí, observando as coisas, mas seria bom se soubéssemos. 

O que aconteceu no duelo com Grindewald? 

Dumbledore diz a Harry que ele esperou tempo demais para confrontar Grindewald - cinco anos, segundo Rita - porque ele tinha medo do que Grindewald poderia revelar com relação à morte de Ariana. Nós adoraríamos saber o que aconteceu antes que Dumbledore o derrotasse. Será que Grindewald revelou alguma coisa? Por que exatamente Grindewald estava tão receoso de Dumbledore, afinal? E como Dumbledore conseguiu vencer quando era Grindewald quem possuía a Varinha das Varinhas? São muitas perguntas. 

Como era sua relação com Aberforth? 

Nós sabemos que o Dumbledore adolescente ressentia as verdades ditas por Aberforth, sabemos que os dois brigaram sobre a sepultura de Ariana, sabemos que Aberforth já havia sido levado à força pelo Ministério da Magia por ter feito algo em relação a bodes (e não, não estamos questionando isso) e sabemos que, pelo menos nos poucos anos que Harry esteve em Hogwarts, Aberforth era detentor de um bar em uma vila mágica próxima a escola de seu irmão. O que não sabemos é como era a relação deles quando adultos. Aberforth sabia que seu irmão estava com os dias contados após usar o anel de Marvolo Gaunt? Aberforth disse que Dumbledore havia contado a ele sobre o espelho que utilizava para vigiar Harry; quando essa conversa aconteceu? 


Ele realmente acreditava nas Relíquias quando morreu? 

As Relíquias certamente provocaram a imaginação de Dumbledore, quando ele era um jovem e brilhante rapaz entediado em Godric's Hollow. Sua curiosidade a respeito da Capa de Invisibilidade do pai de Harry e a sua domesticação da Varinha das Varinhas indicam que ele manteve suas crenças até a vida adulta. Mas ele realmente acreditava que controlar as três capacitaria alguém a conquistar a morte? E o que ele achava que Grindewald pretendia fazer com elas? 

Quando ele se deu conta da verdade sobre Voldemort? 

Dumbledore foi o primeiro bruxo a visitar Voldemort, então Tom Riddle, em seu orfanato para Trouxas. Ele já sabia desde então que aquele era um bruxo que deveria ser vigiado - e ele, de fato, observou – o de perto. Quando Riddle se candidatou ao posto de Defesa Contra as Artes das Trevas pela segunda vez, Dumbledore o recusou. Ele já sabia, naquela época, o que Voldemort estava fazendo? Como ele descobriu sobre as Horcruxes? E qual exatamente foi o papel de Dumbledore na Primeira Guerra Bruxa? 

Quando ele recolheu o Pomo de Ouro que deu a Harry? 

Na primeira performance de Harry no campo de Quadribol, ele quase engoliu um Pomo de Ouro, com o qual, mais tarde, Dumbledore o presenteou em seu testamento. Agora, dado que Harry estava em seu primeiro ano na época, isso foi um grande planejamento prévio. O que Dumbledore sabia então? E também, como ele resolveu isso? Nós simplesmente não conseguimos imaginar Dumbledore se esgueirando no armário de equipamentos de Quadribol após o jogo para roubá-lo. 


Como ele previu o comportamento de todos? 

Dumbledore sabia que Rony iria embora - e voltaria. Ele sabia que a lógica de Hermione esfriaria a cabeça quente de Harry. Ele sabia que Rabicho tinha uma pequena pontada de arrependimento. E ele fazia apostas sobre Harry várias e várias vezes. Por ter dado a ele somente a informação necessária para apanhar a Pedra Filosofal e por ter compartilhado somente as coisas sobre o destino de Harry que julgava relevantes, Dumbledore, em algumas ocasiões, cometeu erros. Mas, na maioria das vezes, ele previu as ações de Harry corretamente - assim como havia feito com Voldemort, Malfoy, Snape, Slughorn e muitos outros. Como ele sabia tanto sobre todo mundo? Ele apenas entendia a natureza humana, era Legilimência ou algo mais, no geral? 

Já que visitaremos o passado de Dumbledore no próximo filme de Animais Fantásticos - talvez desvendaremos alguns mistérios desse grande homem logo.

Nenhum comentário

Eu juro solenemente não fazer nada de bom.

Tecnologia do Blogger.