Header Ads

Estudo revela que as controvérsias em Os Crimes de Grindelwald não prejudicarão o filme


Sim, nós todos sabemos que o filme Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald teve várias controvérsias com um propenso potencial de afetar seu sucesso. No entanto, fiquem tranquilos, um estudo indica que tal efeito negativo não ocorrerá.

O estudo vem da Fandom, a empresa de serviços de internet que oferece hospedagem e manutenção para todas as páginas colaborativas da Wikia. A Fandom analisou o acesso à Wiki de Harry Potter durante a pré-temporada de Os Crimes de Grindelwald e comparou-a com o acesso quando outros filmes do Mundo Mágico foram lançados. O resultado da comparação é o seguinte: O Wiki de Harry Potter gerou 21 milhões de visualizações por mês, traduzindo-se em um aumento de 27% nas visitas em comparação com os filmes anteriores.

Boa parte do aumento no tráfego ocorreu após o lançamento dos primeiros trailers. No momento em que o trailer final de Os Crimes de Grindelwald foi lançado em setembro deste ano, a Fandom notou que o interesse em Harry Potter havia aumentado em 21% comparado ao filme anterior, Animais Fantásticos e Onde Habitam em 2016.

Angelina Fadool, diretora de operações de conteúdo da Fandom, ofereceu à Variety uma explicação sobre esse fenômeno:

No que os fãs estão focados é o mundo profundo do folclore [do Mundo Mágico], a imprensa e outros fatores externos - sobre ser bom, ruim ou indiferente - não afetam o mundo do filme para eles.

Isso é uma surpresa, já que havia uma expectativa de que os fãs de Harry Potter puniriam Os Crimes de Grindelwald por causa de seus múltiplos fracassos:

  • O ELENCO: destaca a permanência de Johnny Depp no elenco do filme, apesar de ser acusado de violência doméstica, bem como a escolha da atriz sul-coreana Claudia Kim para interpretar Nagini, apesar de sua cor de pele pode ser interpretada como a subordinação de uma mulher de cor a Voldemort quando ela se torna seu animal de estimação.
  • O CÂNONE: Os Crimes de Grindelwald tem a tendência de mostrar aparições dos livros de Harry Potter, independentemente de eles contradizerem o cânon do Mundo Mágico. O maior exemplo disso é a inclusão de um determinado personagem cuja aparição era matematicamente impossível, a ponto do Pottermore excluir o cânone de seu site para acomodar melhor o filme.
  • A QUALIDADE DO FILME: As resenhas de Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald foram negativas de uma maneira sutil. A classificação no portal Rotten Tomatoes é de 47% no momento da escrita desta notícia, e até mesmo a nossa resenha de Os Crimes de Grindelwald, observa que "a nova parcela do fenômeno 'Animais Fantásticos' aborda o perigoso discurso de Gellert Grindelwald, abrindo margens para análise do discurso e trazendo as possibilidades narrativas que vão de contra o canon de Harry Potter".

Angelina Fadool, explica que as controvérsias relacionadas ao elenco não são problema para o filme porque "nosso público não tende a ser guiado pelo tapete vermelho ou celebridades" e que "eles sabem que Newt Scamander não é Eddie Redmayne, e vice-versa". Quanto aos problemas do cânon, existe a possibilidade de que estes apenas alimentem mais o interesse na saga mágica. Por exemplo, a Fandom alega que a página de Nagini na Wikia teve um aumento de tráfego de 16.000% (sim, dezesseis mil por cento) depois que o trailer foi publicado confirmando sua participação em Os Crimes de Grindelwald.

Será que as críticas negativas são o único verdadeiro calcanhar de Aquiles de Os Crimes de Grindelwald ? Por enquanto, é difícil saber. Uma previsão recente previa que Os Crimes de Grindelwald teria um final de semana melhor do que o do Animais Fantásticos e Onde Habitam. Os críticos de cinema costumam prejudicar as bilheterias do segundo fim de semana, já que o público incondicional já viu o filme. Em suma, devemos esperar até 26 de novembro (segunda-feira após o segundo fim de semana de Os Crimes de Grindelwald nos cinemas) para saber com certeza se os espectadores perdoaram ou não o filme por suas controvérsias.

O filme Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald estreia este fim de semana em todos os países, exceto no Japão, onde você deve esperar mais uma semana para ver o filme.

Nenhum comentário

Eu juro solenemente não fazer nada de bom.

Tecnologia do Blogger.