Header Ads

Não é nosso presidente!


O dia 1º de Janeiro de 2019 ficará eternamente marcado na história do nosso país pela ascensão de Jair Messias Bolsonaro à presidência do Brasil. Para aqueles que tiveram estômago de ligar a TV e acompanhar a cerimônia, amplamente divulgada em rede nacional, pôde-se ver a passagem da faixa presidencial das mãos de um golpista (Michel Temer) para o presidente mais impopular da história deste país. Nas redes sociais, opositores subiram a hashtag #ForaBolsonaro no Twitter, fazendo cair do cavalo, quem achava que a oposição iria aceitar essa escalada nefasta de bico fechado.

Foi justamente no meio dessa movimentação de opositores que surgiu uma imagem minimamente curiosa, mas significativa. A imagem que ilustra essa postagem mostra a Marca Negra; símbolo de Lord Voldemort e seus Comensais da Morte que pode ser conjurado no ar pelo feitiço Morsmordre, pairando sobre a Praça dos Três Poderes, em Brasília. De autoria ainda desconhecida, a imagem foi compartilhada centenas de vezes no Twitter, chegando até outras redes sociais.


Obviamente, a imagem não agradou uma parcela dos fãs da saga. Pois desse lado temos os que compactuam com esse desgoverno e por terem votado em uma "viúva da ditadura"; um saudosista da tortura de opositores e jornalistas, que nunca escondeu seu desprezo pela democracia e pela vida de quem não se encaixa em suas crenças preconceituosas. Nesta mesma parcela ainda temos aqueles fãs que insistem (e persistem) em dizer que Harry Potter e política são como água e óleo, e que portanto, não se misturam, o que nos faz questionar que versão essas pessoas leram da obra, já que a saga Harry Potter é inteiramente mergulhada em política e denúncias.

Rony, Você-Sabe-Quem e seus seguidores projetavam a Marca Negra no céu sempre que matavam alguém – disse o Sr. Weasley. – O terror que isso inspirava... você não faz ideia, era muito criança. Mas imagine a pessoa chegar em casa e encontrar a Marca Negra pairando sobre ela, sabendo o que vai encontrar lá dentro... – O Sr. Weasley fez uma careta. – O que todos temem mais... temem mais do que tudo... - Harry Potter e o Cálice de Fogo (pag. 84)

Hoje é um dia vergonhoso pra história desse país. Escola com mordaça, armamento, militarização da sociedade, privatizações, entreguismo... o discurso de Bolsonaro aponta pra onde vai seu governo. Nada mais fascista que um discurso encharcado de ideologia de direita dizendo que vai combater o viés ideológico. Bolsonaro ameaça mais uma vez a liberdade de ensino. Recorre a um discurso falso, herdado da Guerra Fria, para tentar impor sua ideologia fascista nas universidades e nas escolas.

Contra esse bando reacionário, defenderemos a educação pública democrática e laica.

Nenhum comentário

Eu juro solenemente não fazer nada de bom.

Tecnologia do Blogger.