Header Ads

MinaLima fala sobre Easter Eggs de Harry Potter na abertura de "Animais Fantásticos".


Com o lançamento do primeiro filme de "Animais Fantásticos", uma dupla que ganhou notoriedade por grande parte dos fãs, foram os designers que atendem pelo nome de MinaLima. A dupla pode ser encontrada no 26 Greek St, Soho, London W1D 5DE, Reino Unido e são os responsáveis por uma parte do visual dos filmes de "Harry Potter" e "Animais Fantásticos".

Miraphora Mina e o brasileiro, Eduardo Lima se conheceram em 2002, quando por uma feliz coincidência do destino possibilitou que eles trabalhassem juntos como designers gráficos na franquia de filmes de Harry Potter. Desde então eles tiveram a oportunidade única para estabelecer o estilo gráfico visual desde o início das produções. A estética de design que eles criaram para Harry Potter ainda é procurada, seja ele projetando mercadoria colecionável ou colaborando nas produções da Warner Bros Studio Tour. Achou pouco? Pois bem, ambos tem o contato direto com a J.K. Rowling com a qual obtém informações importantes para a criação de seus projetos.

Agora que você já se situou de quem estamos falando, é no endereço deles que está rolando uma super exposição sobre o novo filme do Mundo Mágico de J.K. Rowling.

Pois bem, não satisfeitos em serem "detentores" de criação do visual da saga, esses maravilhosos resolveram falar sobre algumas coisas escondidas no filme da saga. A partir daqui é por sua conta e risco.

1. The New York Ghost, 1926


“Quando nós estávamos fazendo o The New York Ghost para Animais Fantásticos nós tivemos que é claro, ancorar essas histórias na situação, então elas são todas do período daquela Nova York”, disse Mina em entrevista ao Mashable.

“Há sempre um tipo de comentário do jeito trouxa ou da maneira bruxa. Então, se você lê todas as linhas dos textos – porque todas elas devem ser lidas – verá que são todas relevantes e apropriadas para o contexto e lugar do mundo mágico”, complementa.

Isso fica bastante claro quando você olha mais atentamente à história. Ao lado de inspiradores artigos sobre a Convenção Anual de Gobstones (um jogo bruxo antigo), toda a primeira página do The New York Ghost sutilmente reforça os temas de medo e ceticismo dos No-Maj (não-mágicos) sobre os bruxos. A grande chamada diz “Ataques de Grindelwald intensificam, arriscando guerra com os não-mágicos”.


No lado direito temos um índice de Ameça à Exposição Mágica do Congresso Mágico dos Estados Unidos, o MACUSA, e junto com as chamadas de capa temos pequenas histórias, como:
  • “MACUSA... Os Estados Unidos estão prontos?”
  • “Magia negra: como tirar o máximo de proveito das suas vestes todos os dias”
  • “Não esqueça de Obliviar: o futuro da nossa comunidade bruxa está em suas mãos”
  • “Ingredientes não-mágicos e suas funções no preparo de poções modernas”
  • “Quadribol Quiz: o quão bem você conhece a Liga Nacional?”
  • “Amor à primeira mordida: o improvável conto de um vampiro”
  • “Epidemia de eletricidade: entendendo o fenômeno não-mágico”


E também temos uma chamada no canto direito da página que faz referência ao lugar onde Tina e Queenie trabalham, no Wand Permit Department, algo como o Departamento de Permissão do Uso de Varinha. O anúncio do Ministério ainda diz que a renovação da permissão do uso de varinha é obrigatória para todo bruxo americano, que o registro do uso é uma lei outorgada em 1790. Além disso, também é mencionado que quem falhar ao cumprir essa lei, será punido. Bem no contexto da trama, não?

2. O Profeta Diário, 1926


Como David Yates e os produtores queriam mostrar que a busca por Grindelwald era global, MinaLima também pediu para incluir jornais de toda a Europa. Então, nada mais justo que um exemplar do velho conhecido Profeta Diário nas telonas, que trouxe uma boa quantidade de easter eggs para nós.

  • “Misterioso(a) bruxo(a) ruivo(a) sob investigação”
  • “Nova embalagem de Sapos de Chocolate lançada: quem vai aparecer no seu cartão colecionável?”
  • “Tempo seco e incomum provoca escassez de grão-de-casca”
  • “Aulas de Instransfiguração se tornarão obrigatórias em Hogwarts”
  • “Hogsmeade sediará o primeiro Festival de Plantas Aquáticas Mágicas”
  • “Pássaro de quatro-pontas envolvido em assalto recente do Beco Diagonal”
  • “Bruxo processado por escândalo de roubo de poções”
  • “Recrutamento: patrulha de aplicação de lei mágica”



As coisas ainda ficam piores no mundo mágico britânico:
  • “Escola Hogwarts aumenta a segurança”
  • “Arrebatado! Diz Dumbledore como novo colunista de transfiguração”
  • “Estudantes são mandados embora mais cedo”
  • “Diretores das casas fazem encontro de emergência com pais preocupados”
  • “Gringotes é trancada por feitiço”


Você lembra da Griselda Marchbanks, chefe da autoridade de exames bruxos? Ela surpreendentemente também aparece no jornal. Além de ser amiga da avó de Neville, ela costumava ser juíza da Suprema Corte até renunciar o seu mandato em protesto à criação do cargo de Inquisidora de Hogwarts. A manchete conta: “Entrevista com Griselda Marchbanks: decepcionada com os fracos resultados dos testes de feitiços”. E tem gente que estava preocupada com os ataques de Grindelwald, né?

E para finalizar as notícias do Profeta Diário, eis aqui uma notícia boa (e talvez a mais surpreendente de todas!): o avô de Harry Potter aparece em uma das manchetes. “Mestre de poções: a poção capilar de Fleamont Potter seduz os bruxos americanos”. Parece mesmo que a poção do avô de Harry chegou até os Estados Unidos, não?



3. Outros jornais europeus, 1926

Fomos apresentados também a outros dois jornais: um alemão e outro francês. No periódico da Alemanha, há uma manchete grande questionando onde está Grindelwald, e também um quadro contando a seguinte história: "Portschlüssel Prezel Versehentlich Gegessen Zaubererfamilie Gestrandet" (referente a uma família que ficou encalhada após a chave do portão ser comida). No jornal da França não é muito diferente: “À procura de Grindelwald”, estampa com letras gigantes, e uma matéria no canto esquerdo conta que a escola de magia de Beauxbatons está no topo da liga europeia de quadribol.



Nenhum comentário

Eu juro solenemente não fazer nada de bom.

Tecnologia do Blogger.