Header Ads

Simbolismo & Mitologia | Família Weasley


Os nomes dos integrantes da família Weasley possuem uma relação curiosa entre si, já que praticamente todos eles são prováveis alusões a figuras importantes da história medieval européia bem como a personagens lendários dos mitos arturianos. Comentarei a seguir, de forma rápida, sobre cada um deles e suas respectivas referências:

✦ Arthur Weasley

O patriarca da família carrega nada mais nada menos do que o nome de um dos reis mais famosos do mundo, Arthur, o lendário rei da antiga Grã-Bretanha. Segundo a tradição, Arthur era filho do rei Uther Pendragon. Quando criança, foi deixado aos cuidados do mago Merlim. O jovem Arthur conseguiu fazer o extraordinário feito de arrancar a fabulosa espada de Excalibur de uma pedra, lugar esse onde ela repousava imóvel. Qualquer um que conseguisse realizar tal façanha seria presenteado com a coroa. Muitos tentaram mas somente Arhtur se mostrou digno de erguer a Excalibur. Em outra versão da lenda, Arthur teria recebido a espada diretamente de uma divindade conhecida como a Dama do Lago.

✦ Gui (Bill) Weasley

O nome completo do filho mais velho é William, possivelmente uma referência à William Marshal (ou Guilherme Marshal aqui no Brasil), o primeiro Conde de Pembroke. Marshal era um soldado e estadista anglo-normando, normalmente descrito como "o maior cavaleiro que jamais viveu". Serviu quatro diferentes reis ao longo de sua vida (Henrique II, Ricardo Coração de Leão, João e Henrique III da Inglaterra) e se tornou um dos homens mais poderosos da Europa.

Às vezes era referido como "a Flor da Cavalaria". Curiosamente, Bill Weasley se casa com Fleur Delacour no sétimo livro, cujo nome pode ser traduzido como "Flor da Corte".

✦ Carlinhos (Charles) Weasley

O nome do Carlinhos pode ser uma referência ao rei dos francos e imperador do Ocidente, Carlos Magno, o primeiro monarca da dinastia carolíngia. Entre outras conquistas, Carlos legitimou o poder da nova dinastia e selou uma aliança entre a Igreja de Roma e a monarquia franca. Realizou sucessivas campanhas militares que lhe renderam o título de maior soberano da Europa medieval.

✦ Fred (Freddy) Weasley

Fred é o diminutivo de Frederico (Frederick), uma possível alusão a Frederico I, também conhecido pelo apelido de "Barbarossa" ou "Barba Ruiva". Foi o Imperador Romano-Germânico e Rei da Itália de 1155 até sua morte, além de Conde de Borgonha, Rei dos Romanos e Duque da Suábia. Frederico foi, para muitos, a figura história mais conceituada do século XII. Era tão famoso que sua figura deu origem a um mito messiânico na Alemanha, em que se acreditava que Frederico I não havia morrido e um dia voltaria para salvá-la do caos.

✦ Jorge (George) Weasley

Seu nome provavelmente é uma referência a São Jorge, um soldado romano do exército do imperador Diocleciano, venerado como um dos santos mais famosos no catolicismo (tanto na Igreja Católica Romana quanto na Igreja Ortodoxa). Vocês já devem ter visto uma imagem dele em algum momento, sempre retratado trajando uma armadura brilhante e montado em um cavalo branco enquanto batalha bravamente com um dragão.

✦ Percy Weasley

Percy é o diminutivo de Percival, nome de um dos cavaleiros da Tabula Redonda presente nas lendas do rei Arthur. Já falei sobre ele quando comentei sobre Dumbledore, portanto não vou me repetir.

✦ Ronald Weasley

O motivo de Rony ter esse nome é bastante incerto, existindo mais de uma possível explicação para sua origem.

A primeira delas é a semelhança com o nome da lança do rei Arthur, a Rhongomyniad, chamada por Geoffrey de Monmouth simplesmente de "Ron".

Seu nome também é muito similar ao de Roland, ou Rolando, um personagem da literatura medieval e renascentista européia. Segundo a lenda, Rolando morreu heroicamente lutando contra os mouros da Península Ibérica. Tradicionalmente conhecido por possuir a poderosa espada Durindana (Durandal).

Outra figura histórica de nome parecido é Reinaldo de Châtillon (Renaud de Châtillon em francês), um cavaleiro que serviu na Segunda Cruzada e permaneceu na terra santa após a sua derrota. Personagem controverso, governou como príncipe de Antioquia (nome que lembra muito Antíoco, um dos irmãos do Conto das Relíquias da Morte) de 1153 a 1160, e através do seu segundo casamento tornou-se senhor de Oultrejordain e de Hebrom.

✦ Ginevra Weasley

O nome completo de Gina, a caçula da família, é Ginevra, que é a forma italiana do nome Guinevere (Gwenhwyfar em galês), a famosa esposa do rei Arthur. Nome um tanto quanto ingrato pois, em várias obras, a rainha Guinevere é conhecida por se tornar amante de Lancelot e meter dois belos chifres no rei desavisado, sendo indiretamente responsável pela queda do reino de seu marido, assim como sua morte. Caso vocês não se recordem, a velha Muriel tinha um primo chamado Lancelot, embora este não seja um Weasley.

========

Segundo uma afirmação da própria Rowling, o sobrenome Weasley é derivado da palavra "Weasel", doninha em inglês, que não por acaso é o animal patrono de Arthur Weasley. Ainda sobre o nome da família e seus icônicos cabelos vermelhos, a autora comentou:

Na Grã-Bretanha e na Irlanda, a doninha tem má reputação, conhecida como um animal infeliz e até mesmo malévolo, mas, desde a infância, tenho tido um grande apreço pela família mustelidae, não tão malignos na minha opinião. Superstições parecidas são associadas a pessoas ruivas, sendo que muitos acreditam que eles são, de alguma forma, azarados (Judas Iscariotes era supostamente ruivo), mas isso é um disparate pois eu, por acaso, gosto de cabelos vermelhos, bem como de doninhas.

Nenhum comentário

Eu juro solenemente não fazer nada de bom.

Tecnologia do Blogger.