Header Ads

O capítulo que nos fez apaixonarmos por... Sirius Black.

A ovelha negra da família (ou melhor, cachorro), Sirius era o tipo de pessoa corajosa, cuidadosa e leal que qualquer pessoa gostaria de ter como padrinho.


Infelizmente, nós tivemos o prazer da companhia de Sirius por três livros com seu temperamento feroz, complexo, sagaz e descarado nos encantando em várias ocasiões. Mas em qual capítulo o Sirius particularmente se destacou? Bem, demorou para escolher um mas...

A nobre e mui antiga casa dos Black.

Em "A nobre e mui antiga casa dos Black", Harry percebeu o quão sombria a vida de Sirius havia sido. Como se Azkaban não tivesse sido o bastante, o herói enrijecido também teve que lidar com uma infância perturbada com uma família obcecada pela pureza do sangue.

As revelações são abundantes nesse capítulo. Enquanto a gangue estava escondida em Grimmauld Place e a senhora Weasley ralhava com Mundungo Fletcher, Harry inspecionava uma antiga tapeçaria em uma das salas. Sirius explicou que representava sua árvore genealógica- mas diferente das árvores genealógicas de outras famílias, vários nomes haviam sido queimados sem piedade.

Você não está aqui!, disse Harry, depois de vasculhar a parte inferior da árvore. Eu costumava ficar aqui, disse Sirius, apontando para um pequeno buraco redondo carbonizado na tapeçaria, como uma queimadura de cigarro. "Minha doce mãe me apagou depois que fugi de casa - Monstro adora contar essa história. - Harry Potter e a Ordem da Fênix

Sirius explicava como sua família, principalmente seus pais, demonstravam um comportamento fanático, querendo que seus filhos tivessem apenas puro-sangue e seguissem estritamente a tradição da família Black. Eles compartilhavam muitos dos ideais de Voldemort, mesmo que não fossem defensores ferrenhos.

Sirius mencionou que seu irmão Régulo era um Comensal da Morte, para a surpresa de Harry. Isso foi antes de Harry descobrir a virada de jogo de Régulo, lógico.

Sirius explicou a natureza interconectada das famílias bruxas e como ele era relacionado à Ninfadora Tonks e Belatriz Lestrange, sem mencionar os Malfoy. Além de ser uma revelação bem chocante, deu Harry uma ideia melhor de como as relações entre as famílias bruxas funcionam e que todo bruxo puro-sangue tem alguma relação, por mais distante que seja, com os outros.


Por que importa?

Em muitas maneiras, Sirius era um lobo solitário-ou melhor, cachorro. Ele passou grande parte da série morando sozinho. Sua desconexão com os outros se deu obviamente devido ao seu período encarcerado em Azkaban mas em "A antiga e mui nobre casa dos Black" mostra que a relação de Sirius com sua família o deixou se sentindo um renegado bem antes de ser preso.

Sirius quebrou a tradição da família Black ao ser selecionada para a Grifinória ao invés da Sonserina, como o resto de sua família. Isso o marcou como sendo diferente e por ser um grifano - junto com a característica disposição a ser mais empático - resultou em uma conturbada relação com sua família.

Seu descontentamento ao estar no Grimmauld Place, a casa onde ele passou vários dos seus anos em formação, resultou no lado mais amargo de Sirius vir à toa. Ele nem tentou esconder o fato de que sua infância fora infeliz:

Eu não gosto de estar de volta aqui, ele disse, lançando um olhar na sala de visitas. Eu nunca pensei que estaria preso nessa casa de novo.

Harry entendeu completamente. Ele sabia como se sentiria, se crescesse e achasse que tinha se livrado do lugar para sempre e tivesse que voltar a morar no número 4 da Rua dos Alfeneiros. - Harry Potter e a Ordem da Fênix

Esse é um importante capítulo não apenas no desenvolvimento de Sirius mas num sentido geral: traça um perfil do quão próximas a comunidade bruxa era. E é lógico, Sirius mencionar seu irmão Régulo plantou a semente para a descoberta do medalhão de R.A.B – e a verdade sobre o trágico final de Régulo.

Não, não mas acredite em mim, eles acharam que Voldemort tinha a ideia certa, eles eram todos a favor da purificação da raça bruxa, se livrar dos nascidos trouxas e ter apenas puro-sangues no poder. Eles não estavam sozinhos, haviam algumas pessoas que pensavam assim antes que Voldermort desse as caras, que eles achavam que tinham a ideia certa-mas eles ficaram aterrorizados quando viram o que ele era capaz de fazer para chegar ao poder mas aposto que acharam que Régulo era o heroizinho por se alistar primeiro. - Harry Potter e a Ordem da Fênix

Sirius Black nos ensinou que sua família biológica não tem que ser sua família verdadeira. No caso dele, ele encontrou um verdadeiro amigo no pai de Harry, James e Remo Lupin. Sirius ensinou Harry muitas coisas mas uma das mensagens mais importantes que ele deixou para seu afilhado foi que mesmo que você não tenha uma família, você sempre terá uma família na forma de seus amigos.

[+] Traduzido do site Pottermore.

Nenhum comentário

Eu juro solenemente não fazer nada de bom.

Tecnologia do Blogger.