Header Ads

Analisando as escolhas de Tom Riddle.

A primeira coisa que sabemos de Voldemort é que ele foi, aparentemente, derrotado pelo bebê Harry Potter. Ele não havia exatamente morrido - nas palavras proféticas de Hagrid: "Não sei se havia humanidade suficiente nele para que morresse" - Voldemort foi levado a se esconder, seus seguidores foram espalhados e seu poder interrompido. 


Mas, claro, isso não é nem o início nem o fim da história de Voldemort. A jornada à Godric's Hollow é longa e deturpada. Voldemort teve a oportunidade de fazer escolhas diferentes. Mesmo assim, seus olhos ofídicos estavam fixos em um objetivo: um mundo onde a magia é a força e os bruxos de sangue puro reinam. É um mundo que glorifica a crueldade, vê a morte como fracasso, mesmo que valorize levemente a vida; e um mundo que nega o amor, a bondade e a tolerância. 

Suas atitudes no orfanato 

Esse é um mundo que Voldemort, nascido Tom Riddle, escolheu anos antes que fosse um bruxo; quando ele praticava magia contra seus colegas órfãos e adorava causar distúrbios e dor. Seu comportamento incomoda Dumbledore, que nota três coisas após o primeiro encontro com o garoto: sua autossuficiência, seu desdém por tudo que o ligasse aos outros e a tendência recorrente de tomar troféus de suas vítimas. 


Acusar Hagrid de abrir a Câmara Secreta 

Em Hogwarts, Riddle teve a chance de recomeçar, mas ele escolhe manter o foco em suas próprias habilidades únicas e começa a juntar seguidores ao invés de amigos. Riddle não quer se enturmar - ele quer dominar. 

O que ele aprende, na verdade, é a necessidade de manter isso oculto. Leva um bom tempo até que ele publicamente se deleite na dor dos outros outra vez. Ao invés disso, ele aperfeiçoa o encanto que o permite manipular uma série de pessoas como o Professor Slughorn, Hepzibah Smith e Gina Weasley. 

Esse encanto, combinado com sua crescente aptidão, é aclamado por professores - com exceção de Dumbledore - que aparentemente não suspeitam em nada de suas intenções, mesmo quando ele pergunta a Slughorn sobre Horcruxes, os receptáculos mágicos para aprisionar a alma. Riddle é confiante o suficiente para acusar Hagrid de abrir a Câmara Secreta, apesar de ele mesmo tê-la aberto.  


Seu pedido de tornar-se um professor em Hogwarts 

O possível fechamento de Hogwarts durante o ano da Câmara Secreta é muito significativo, já que é o único lugar onde Riddle se sente em casa. Sua afinidade com o lugar é tão grande que ele pede aos professores Dippet e Dumbledore para se tornar professor. 

Isso é incomum para um bruxo sem qualquer simpatia por algo ou alguém, mas Dumbledore sugere outras duas razões para o pedido de Riddle: um desejo de saber todos os segredos do castelo e uma crença de que Hogwarts poderia ajudá-lo a construir sua base de apoio. Ele já havia obtido sucesso como aluno, então quão estimulante não seria ganhar seguidores a partir de uma posição de influência? Na época em que ele faz o pedido pela segunda vez, havia mais um motivo: esconder uma de suas Horcruxes. 

Matar seu Pai Trouxa 

Riddle nunca pensou muito nos trouxas - ele estava convencido de que sua mãe não poderia ser bruxa, pois aos 11 anos de idade, ele via a morte como uma fraqueza trouxa; provavelmente ele pensava que magia significava imortalidade. Mais tarde, ele procuraria tornar isso realidade, mas não antes de saber que suas habilidades mágicas vinham de sua mãe. Ele também herdou dela o sangue de Slytherin e a Ofidioglossia (habilidade de falar com serpentes) e é muito possível que ela tenha deixado nele uma tendência à violência e instabilidade, dado que sua família era conhecida por essas coisas. 

Descobrir que seu pai trouxa rejeitou sua mãe parece ter sido um catalisador para Riddle. Dentro de momentos após descobrir a verdade, ele matou seu pai e seus avós. Ele até mesmo se gaba disso para Harry, enquanto ele está sobre o túmulo de Tom Riddle Sr. 

Há um auto desgosto não admitido em seu ódio a trouxas. Ele não nega sua condição de mestiço, mas deixa claro que trouxas são inferiores, incluindo seu próprio pai. Sua malícia com os nascidos trouxas possui uma conexão: Riddle pode ser mestiço, mas os nascidos trouxas não podem alegar nenhuma herança bruxa, portanto, eles são para ele, tão inferiores quanto os próprios trouxas. Riddle também os odeia porque eles o lembram de sua infância e do pai que o abandonou. 


Escolher Harry 

E ainda por cima, quando Riddle escuta a profecia que estabeleceria o rumo de sua jornada com Harry, ele faz uma escolha surpreendente. 

Nós sabemos que a profecia poderia ter se referido tanto a Neville quanto a Harry, mas Riddle não parece ter considerado Neville, que, como um bruxo de sangue puro, representa toda a superioridade bruxa que ele considera como ideal. Ao invés disso, ele escolhe marcar Harry por causa de sua própria estranha e internalizada hierarquia. Riddle identifica Harry como a maior ameaça porque, como Dumbledore disse, ele sente que é mais provável que o perigo venha daquele com quem ele tem uma similaridade mais forte. 

Criar Horcruxes 

Essa escolha acaba transformando Harry na Horcrux que Riddle nunca teve a intenção de criar, quando sua já instável alma se dividiu ao falhar em mata-lo. Riddle, nesse ponto, já havia criado uma série de Horcruxes: seu diário, o anel de Servolo Gaunt, o medalhão de Slytherin, a taça de Hufflepuff e o diadema de Ravenclaw. Mais tarde, ele escolhe sua serpente Nagini, para guardar o que ele acredita ser a sexta e última parte de sua alma fora de seu corpo. Mas, na verdade, ela é a sétima. 

Todos esses artefatos são importantes para Riddle. Os três associados com Hogwarts e o anel de Gaunt, que simbolisa herança. O diário expõe sua habilidade mágica, e Nagini ilustra sua descendência Slytherin. Cada uma ressoa qualidades que Riddle demonstrou em sua infância: um desejo pelo poder e uma tendência a colecionar troféus. 


Mas elas também mostram o quão longe ele foi. Em cada escolha que faz, ele utiliza a magia para exibir sua força. Não é suficiente para Riddle ter escapado do mundo trouxa. Ele quer subjugá-lo totalmente. Sua principal motivação é mostrar que ele é especial, poderoso e imortal. Ao provar essas coisas, ele parece dizer que suas conquistas cancelam seu parentesco mestiço.

Nenhum comentário

Eu juro solenemente não fazer nada de bom.

Tecnologia do Blogger.