Header Ads

Fatos curiosos que você talvez não saiba sobre Rony Weasley.

Como leitores assíduos dos livros de Harry Potter, nós quase sentimos como se conhecêssemos Rony Weasley como um melhor amigo na vida real. Mas aqui estão alguns fatos que você pode ter perdido.


Ele foi um dos primeiros personagens criados

J.K. Rowling pensou em Harry pela primeira vez enquanto viajava de trem de Manchester para Londres. Porém, seu melhor amigo não veio muito depois. 

Eu ainda não sabia que seria um livro para crianças - eu apenas sabia que eu tinha este garoto, Harry. E durante aquela viagem, eu também descobri Rony....- Conversa com J.K. Rowling (2001) -Lindsey Fraser 

Outros personagens criados na mesma viagem foram Nick Quase-sem-Cabeça, Hagrid e Pirraça. Rowling não tinha uma caneta ou caderno com ela, então somos gratos por ela ter se lembrado de todos eles mais tarde. 


Ele sempre foi um Weasley

Muitos dos personagens de Harry Potter tiveram seus nomes alterados durante o desenvolvimento. Por conta disso, nós nunca chegamos a conhecer "Draco Spungen" ou "Hermione Puckle", como eram os sobrenomes originais que Rowling havia criado para Draco Malfoy e Hermione Granger. (Você pode ler mais sobre isso aqui). No entanto, Rony e sua família foram Weasleys desde sempre. 

O nome veio do amor da autora pela família Mustelidae, que inclui os texugos (animal símbolo da casa Lufa-Lufa), as lontras e os furões (em inglês: weasels). Embora sejam consideradas como criaturas cruéis ou azaradas por muitos, J. K. Rowling acredita que os furões são apenas incompreendidos. O mesmo pode ser dito da icônica família de cabelos cor-de-fogo: 

Há tantas superstições associadas com pessoas ruivas, e muitos afirmam que elas são, de certo modo, desafortunadas (Judas Iscariotes era supostamente ruivo). Mas isso não faz sentido algum; eu, por acaso, gosto de cabelos ruivos tanto quanto gosto de furões.

Quebrando dois preconceitos ao mesmo tempo - outra razão por que Rony Weasley é o nosso Rei. 


Seu nome do meio é Bílius 

O infeliz nome do meio de Rony lembra algo como "bilioso" - uma palavra relativa à náusea, a qual Rony reconhece como "aquela sensação que você tem quando de repente começa a vomitar lesmas". Mas por qual motivo Molly e Arthur deram a seu filho esse nome literalmente gosmento? É muito provável que o nome seja uma homenagem a um tio de Rony, que supostamente teria falecido depois de ver o Sinistro. Antes disso, o tio Bílius parecia ser uma figura e tanto: 

Costumava beber uma garrafa inteira de uísque de fogo, depois ia para o meio do salão de dança, levantava as vestes e começava a tirar buquês de flores do...-Harry Potter e as Relíquias da Morte 

Esperamos que Rony nunca tenha tentado imitar as palhaçadas de seu tio. O que Hermione diria? 

Ele deveria xingar 

Quando Stephen Fry (a voz por trás das versões britânicas dos audiobooks de Harry Potter) perguntou a J.K Rowling se ela já havia pensado em algo "assustador ou rude demais" para incluir em seus livros, ela respondeu que seu editor não permitiria nenhum xingamento proferido pelos personagens. Isso gerou dificuldades ao escrever o diálogo com Rony. Como ela mesma observou: "Rony é definitivamente um garoto que diria palavrão". 

Ao invés de comprometer seu texto, fazendo Rony exclamar "Pelas calças de Merlim!" a cada cinco minutos, Rowling habilidosamente contornou o problema com frases como: 

...ele chamou Snape de um jeito que fez Hermione dizer: Rony! -Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban 

Mas, só nos resta imaginar do que Rony chamou seus professores. 


Ele tinha uma prima, Mafalda, que nunca conhecemos

Com tantos Weasleys à volta, parece inevitável que um ou dois se perderiam em meio aos manuscritos. Foi o caso da prima de Rony, Mafalda, que, teoricamente, deveria aparecer em Harry Potter e o Cálice de Fogo. 

Tendo concebido "inconvenientemente" uma filha bruxa, os pais de Mafalda - seu pai, um contador, e sua mãe, trouxa - deveriam tê-la mandado para a Toca no verão. Durante sua estadia, nós descobriríamos que ela era "a criança mais desagradável que a Sra. Weasley já encontrara". Conhecendo Rony como nós conhecemos, ele também não teria muita paciência com uma prima metida que gosta de se mostrar. Como a personagem foi cortada, a única menção da sua parte da família veio de Rony no primeiro livro: 

Eu acho que mamãe tem um primo de segundo grau que é contador, mas nós nunca falamos dele. -Harry Potter e a Pedra Filosofal 

Ele não tinha muita sorte com bichos de estimação 

Agora todos nós sabemos a verdade sobre Perebas, e isso nos dá calafrios toda vez que ele aparece nos primeiros dois livros. Mas o ratinho de segunda mão não foi o primeiro bichinho de Rony. De acordo com alguns garranchos da edição original de Animais Fantásticos e Onde Habitam de 2001, Rony teve uma vez um Pufoso - um bichinho de forma esférica, coberto por pelos macios cor de caramelo, com uma grande tolerância em ser jogado de um lado para o outro. O nome do Pufoso de Rony é desconhecido, mas seu destino, infelizmente, não é. Parece que um dos gêmeos precisava de algo redondo para treinar rebatidas de balaços e, bom...você já faz ideia. Tadinho do Pufoso!... 


Seu medo de aranhas era real até demais nos filmes 

A aracnofobia de Rony foi testada no filme de Harry Potter e a Câmara Secreta em mais de uma forma. Rupert Grint, que interpretou Rony nas telas, também sofre com o medo de aranhas: 

Eu odeio elas - fico com medo até das de borracha. Felizmente, algumas delas eram computadorizadas! Mas a que tinha o tamanho de um carro, realmente estava lá. Então não foi a minha cena favorita para filmar.

Outro aracnofóbico confesso foi o designer de criaturas, Nick Dudman, que criou o modelo para Aragogue. Vamos apreciar mais seus esforços da próxima vez que assistirmos ao filme. 


Seu "melhor momento" foi obter seu próprio rosto em uma figura de Sapo de Chocolate 

Nós imaginamos que "destruir uma Horcrux" foi provavelmente o segundo melhor. Na primeira viagem de Rony a bordo do Expresso de Hogwarts, nós vimos que ele era um entusiasmado colecionador de figurinhas. No entanto, Rony disse algo muito importante a Harry enquanto eles se deliciavam dividindo doces: 

Todo mundo espera que eu me saia tão bem quanto os outros, mas, se isso acontece, não é grande coisa, porque eles fizeram isso primeiro. -Harry Potter e a Pedra Filosofal 

No entanto, o dia finalmente chegaria quando Rony conquistou algo de que ninguém em sua família pode se gabar. Seus irmãos podem também ter sido monitores, jogadores de quadribol excepcionais e lutado na Batalha de Hogwarts. Mas ser imortalizado em um cartão de Sapo de Chocolate? Ah, isso foi muito especial para o Rony!

Nenhum comentário

Eu juro solenemente não fazer nada de bom.

Tecnologia do Blogger.