Header Ads

Estudo revela o que significa identificar-se com certos personagens de Harry Potter


Pesquisadores da Universidade Estadual do Sul do Ural, na Rússia, publicaram um estudo que analisa o tipo de pessoa que se identifica com cada personagem nos filmes de Harry Potter. Para o estudo, os pesquisadores realizaram uma pesquisa entre os fãs russos dos filmes de Harry Potter entre 19 e 23 anos de idade.

A pesquisa pediu para os selecionados escolherem um personagem de Harry Potter com o qual ele sentiu empatia de uma lista contendo 14 opções disponíveis. Estes são alguns dos personagens que estavam disponíveis na pesquisa, bem como a descrição do tipo de pessoa que costumava escolhê-los:

  • Harry Potter e Hermione Granger: As pessoas que escolhem qualquer um deles se vêem como criadores que sentem que ninguém os está exigindo e que eles não sabem como usar suas habilidades criativas. Como nota extra, ambas foram as alternativas escolhidas com mais frequência, de modo que "habilidades criativas" fica em dúvida.
  • Alvo Dumbledore: Aqueles que se identificam com o diretor de Hogwarts sentem que são criadores capazes de ajudar os outros em situações difíceis. Além disso, escolhendo-o subconscientemente você está orientando sua vida com os ideais de bondade e sacrifício para alcançar um bem comum.
  • Minerva McGonagall: Aqueles que se sentem semelhantes à professora querem atuar como salvadores que vêm em socorro em situações críticas.
  • Lord Voldemort: Pessoas que são refletidas em Aquele-que-não-deve-ser-nomeado têm grandes ambições, fome de poder e muitas vezes se identificam através de papéis de alto nível. Além disso, esses tipos de pessoas geralmente tomam todas as decisões para obter uma posição alta, independentemente do custo.
  • Dolores Umbridge: Incrivelmente, houveram pessoas que se identificassem com ela! Essas pessoas são capazes de ignorar o lado ético de uma questão e podem tornar-se relevantes para si mesmas, independentemente do sistema de valores em que se encontram.

Infelizmente, a lista completa de personagens disponíveis e seus respectivos significados não foi revelada. Se isso ajudar, o estudo aponta que as pessoas que se viram refletidas nos vilões de Harry Potter, incluindo Umbridge, têm a maior necessidade de sentir que a sociedade precisa delas. Nesse sentido, escolher um vilão pode ser positivo, dependendo do ótica com o qual você olha.

Vyacheslav Kozlov, professor da South Ural State University, comentou:

Se uma criança ou adolescente se associa a um caráter negativo, a discussão aberta se torna crucialmente importante: um pai pode ajudar a criar o foco. Em certas qualidades de um personagem, por exemplo, até o principal vilão, Voldemort, tinha um alto grau de instrução e certamente possuía qualidades de liderança. Com relação aos objetivos que uma pessoa buscará alcançar com a ajuda dessas qualidades, depende enormemente dos pais se eles desempenham um papel ativo na vida de seus filhos.

Essa pesquisa pode parecer extravagante, mas sua aplicação é mais comum e útil do que parece. Ramil Garifullin, professor do Instituto de Psicologia e Educação da Universidade Federal de Kazan, disse que a técnica é amplamente utilizada na psicologia contemporânea:

Esta é uma boa técnica de triagem usada com frequência pelos psicólogos. Não é um método estritamente científico, mas é usado como suplementar.

Garifullin acrescentou que "o sentimento de empatia é importante" porque "os padrões de comportamento de um personagem para o qual uma pessoa sente empatia podem dar ao psicólogo informações interessantes e podem até mesmo ajudar a detectar desordens".

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.