Header Ads

Simbolismo & Mitologia | Os Quatro Fundadores


Depois de muitos pedidos (mentira), no artigo de hoje comentarei sobre a origem dos nomes dos quatro fundadores de Hogwarts que, embora nunca tenham realmente aparecido em qualquer um dos sete livros da série, já são muito conhecidos por nós fãs, sobretudo pelo fato de terem nomeado as quatro casas da escola. Uma pequena curiosidade é que a autora já revelou que as quatro casas foram criadas para representarem o equilíbrio, sendo que cada uma delas simboliza um dos quatro elementos naturais, tanto em suas cores, quanto em seus animais e até mesmo na localização dos Salões Comunais de cada uma delas.

Enfim, vamos ao que interessa:

Godric Gryffindor

❖ O nome Godric possui origem anglo-saxã e pode ter vários signicados, como "aquele que governa com Deus" ou então "aquele que governa bem".

❖ Seu sobrenome é uma referência ao Grifo (Griffin em inglês), uma criatura lendária com cabeça e asas de águia e corpo de leão, sendo este último o animal símbolo da casa de Gryffindor. Além disso, a última parte de seu sobrenome, "dor", pode ter duas origens. A primeira delas é da palavra francesa "d'or", que significa "feito de ouro", "dourado", que por sua vez é uma das duas cores que representam a casa. Já a segunda é que pode ter tido sua origem a partir do sufixo "dore", ou seja, "dom de", o que faria a palavra "Gryffindor" significar "dom do Grifo".

Gryffindor também é uma referência ao grifo dourado, que diferentemente do grifo comum, possui o corpo de um leão e somente as asas de águia, sendo que tanto sua pele quanto suas penas são feitas de ouro. Em francês, grifo de ouro se chama "Griffon d'Or".

❖ O leão sempre simbolizou, em muitas culturas, a coragem, a força e o poder, e podemos encontrar várias dessas analogias em diversas lendas e mitos. O elemento que representa a Grifinória é o fogo, algo facilmente perceptível nas cores das casa.

Salazar Slytherin

❖ Salazar é um nome de origem portuguesa/espanhola e, segundo a própria Rownling, é uma referência ao professor e político português António de Oliveira Salazar, homem que submeteu Portugal (onde a autora viveu por vários anos) a uma ditadura fascista entre os anos de 1932 e 1968, sendo o dirigente português que mais tempo permaneceu no poder dentro do período republicano. Durante este período, Portugal viveu na censura, repressão e sob o poder autoritarista Salazarista. A ditadura chegou ao fim derrubada pela Revolução dos Cravos, forte manifestação militar.

Salazar, escrito também como Salasar, significa "salão velho". O nome tem origem à partir do Vale de Salazar, na província de Burgos.

❖ Slytherin pode ser uma referência as palavras "sly" ou "slithering", que é como chamam a forma de locomoção das cobras em países de língua inglesa.

❖ Como bem sabemos, a serpente é o símbolo de Slytherin, devido ao mesmo ser um famoso ofidioglota, um dom raro dentro da comunidade bruxa. A serpente simboliza a desconfiança, a sagacidade, a traição e a mentira, e em vários contos, mitologias e lendas esse animal normalmente é representado como o vilão ou então associado ao mal, como a Serpente do Jardim do Éden ou a Serpente de Midgard presente na mitologia nórdica. Sonserina é representada pelas cores verde e prata e seu elemento é a Água, sendo que seu Salão Comunal se localiza próximo ao lago.

Rowena Ravenclaw

❖ Rowena é a forma latinizada de um antigo nome germânico, com raízes nas palavras "fama" (em anglo-Saxão, hrōd ou hrōð), "alegria" (wyn) e "amigo" (wine). Rowena também foi uma rainha das histórias tradicionais bretãs, filha de Hengest e esposa de Vortigern. Na poesia galesa era intitulada como "mãe da nação".

❖ Ravenclaw é a simples junção das palavras "raven" (corvo) e "claw" (garra), o que é um pouco irônico já que o animal símbolo da casa Ravenclaw é uma águia. Nas lendas européias os corvos são conhecidos por serem pássaros muito inteligentes e sagazes. O deus nórdico Odin, inclusive, usava dois corvos para se manter informado sobre o que acontecia em todos os nove mundos.

❖ O elemento que simboliza Corvinal é o Ar e seu animal é a Águia, considerada em alguns lugares como o rei dos pássaros. Talvez ambas representem o pensamento livre e a sabedoria. Seu Salão Comunal está localizado em uma das maiores torres do castelo e suas cores são o azul e o bronze.

Helga Hufflepuff

❖ O nome Helga possui origem escandinava e deriva da palavra nórdica "heilagr", que significa "próspero" ou "bravo".

❖ Hufflepuff provavelmente surgiu da junção de "huff" e "puff", que seria algo como a representação em inglês da respiração ofegante, ou seja, inspirar e expirar, talvez uma alusão ao esforço físico.

❖ O animal símbolo da LufaLufa é um texugo que, em algumas lendas da mitologia celta, era retratado como um guia. O texugo também pode simbolizar um espírito trabalhador, força e tenacidade. Seu elemento é a terra, que representa a fertilidade e a abundância. Não é pra menos que seu Salão Comunal seja subterrâneo e se localize perto da cozinha de Hogwarts. Suas cores são o amarelo (riquezas e minérios) e o preto (solo fértil).



Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.