Header Ads

TEORIA: qual a ligação dos Dursley com as Relíquias da Morte?


Os fãs de Harry Potter estão literalmente tocando fogo numa rede social chamada Reddit, deixando todo mundo com a pulga atrás da orelha. Isso tudo porque, não é de hoje que várias teorias bastante fundamentadas apareceram por lá, e deixaram várias pessoas bastante pensativas. Pois bem, a mais nova teoria nascida no Reddit remete a uma característica utilizada na escrita da autora J.K. Rowling, o foreshadowing - termo dado ao ato de adiantar eventos de uma trama de maneira sutil. Existem vários momentos em que a autora faz uso disso, os fãs mais atentos já notaram isso e vamos menciona-las no final, mas por agora vamos começar com uma pergunta que está dando o que falar por lá.

Você sabe qual a relação entre Válter e Petúnia Dursley, tios de Harry Potter, e as lendárias Relíquias da Morte?

Provavelmente nenhuma, tendo em vista que o tios do Harry sempre deixaram claro seu ódio pelo Mundo Mágico e tudo que tem relação com ele, inclusive o próprio Harry. Mas essa teoria criada por fãs, destaca o uso sutil de antecipação de eventos em trechos da série, apontando para a possível introdução das Relíquias na trama do último livro.

Vejamos, por mais odiosos que os tios do Harry fossem, eles sempre enviavam presentes de Natal bastante atípicos ao sobrinho, ao longo de sua estadia em Hogwarts, apenas para demonstrar que não se importavam com ele, ou para zombar do garoto. Talvez você não lembre, mas:

 Em "Harry Potter e a Pedra Filosofal", os Dursley enviam a Harry uma moeda de 50 pence.
 Em "Harry Potter e a Câmara Secreta", enviaram para o sobrinho um palito de dentes.
 E em "Harry Potter e o Cálice de Fogo", um paupérrimo lenço de papel.

Tendo essas informações à mão, a teoria afirma que os presentes enviados pelos tios representam na verdade, as três Relíquias da Morte que tornariam seu possuidor o Senhor da Morte. Não que os Dursley soubessem da existência das relíquias; apenas foi utilizado o recurso de foreshadowing, antecipando a existência de tais objetos.


 A moeda seria a Pedra da Ressurreição.
 O palito de dentes, a Varinha das Varinhas.
 O lenço de papel, a Capa da Invisibilidade.

Até que tem uma certa lógica nisso, mas será que os presentes foram apenas coincidências? Ou será que J.K. Rowling estava realmente nos dando pistas sobre o futuro da trama?


E para deixar você ainda mais assombrado com essa teoria, resolvi desenterrar alguns momentos em que a autora faz uso da antecipação de eventos nos livros da saga. Preparados?

 O dedinho que faltava na pata do rato de estimação de Rony, Perebas, em antecipação ao fato de que Perebas era, na verdade, o animago Pedro Pettigrew.

 13 em uma mesa de jantar; uma superstição mencionada pela professora de Adivinhação, Sibila Trelawney, ao se recusar a se sentar em uma mesa onde 12 pessoas comiam juntas no almoço de Natal em Hogwarts. Ela dizia que quando 13 pessoas sentavam-se juntas ao redor de uma mesa, a primeira a se levantar seria a primeira a morrer. Na ocasião, Harry e Rony levantam-se primeiro, porém Sibila não foi, de fato, a décima terceira pessoa a se juntar a mesa, pois Rony tinha Perebas, que era o Pedro Pettigrew, no bolso. Sendo assim, os presentes já eram 13 antes de Sibila sentar-se, e o primeiro a levantar-se foi Dumbledore, que ergueu-se para cumprimentar a recém-chegada Trelawney. Dumbledore foi a primeira pessoa presente a morrer, no sexto livro da série.

▸ O medalhão de Salazar Slytherin é brevemente mencionado em "Harry Potter e a Ordem da Fênix", enquanto os membros da Ordem tentam limpar a casa dos Black. Ele é citado como um medalhão que ninguém conseguiu abrir.

 Sirius Black, padrinho do Harry, é brevemente mencionado em "Harry Potter e a Pedra Filosofal", quando Hagrid pega a moto dele emprestada para levar o bebê Harry à casa dos tios.

 Durante o terceiro ano, Harry inventava vários tipos de profecias falsas para seus deveres de Adivinhação. Para quem não lembra, eles foram: risco de queimaduras, risco de perder algo precioso, e ser apunhalado pelas costas por alguém que considerava um amigo. Todas essas ''profecias'' se concretizaram no ano seguinte, durante cada uma das tarefas do Torneio Tribruxo; Harry se viu exposto ao fogo de um dragão na primeira tarefa, teve Rony tirado dele pelos sereianos na segunda tarefa, e foi traído por Alastor Moody - que na verdade era Bartô Crouch Jr. - na última tarefa.

Assombroso não é? Mas o que você acha? J.K. Rowling deu mesmo pistas sobre os eventos que aconteceriam na série, ou os fãs da saga estão levando tudo ao pé da letra?


Nenhum comentário

Eu juro solenemente não fazer nada de bom.

Tecnologia do Blogger.